Carnaval de Palmas tem público flutuante - Dez quilombolas das comunidades de Cocalinho e Dona Jucelina, representaram as 27 comunidades reconhecidas

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012



O circuito da folia na Avenida Theotônio Segurado, foi marcado pela falta de público, bandas boas, uma boa estrutura mais infelizmente, poucos foliões apareceram na avenida.

O que levaria cerca de 10 mil pessoas por noite no carnaval Palmas Folia 2012, “Venha curtir com alegria, mas fique longe das drogas” nos dias 17, 18, 19 e 20 de fevereiro, na avenida Theotônio Segurado, próximo a Feira do Bosque, acabaram indo para os interiores, além do pouco recurso, pouco público, a falta de apoio da maioria dos políticos tocantinense e do poder público, conseguiram esvaziar a capital palmense.

O evento contou com a valorização das Bandas de Palmas, tocando os mais variados tipos de musicas agradando os foliões que passaram pelo circuito.


Homenagem aos quilombos

O carnaval foi também marcado pela alegria de levar ao público um pouco da cultura quilombola. Dez quilombolas das comunidades de Cocalinho e Dona Jucelina, representaram as 27 comunidades reconhecidas. A apresentação da Comunidade Carnavalesca de Palmas –Cocar, foi marcante, no segundo dia da festa, a entidade homenageou os quilombos do Tocantins, com o samba enredo “ Sou quilombola sou guerreiro”, para o presidente da Cocar, Rogério Ribeiro, “ É um privilégio para a Cocar levar um pouco de nossa cultura, com essa energia maravilhosa, para a platéia que veio assistir o desfile” disse Ribeiro.


Recurso não foi repassado:

A comunidade carnavalesca de Palmas-Cocar foi contemplada com 60.000,00 (sessenta mil reais), através de edital da Fundação Cultural de Palmas-FCP, para realizar o carnaval Palmas Folia 2012, porém até o momento o recurso não foi repassado. Para realizar a festa do Momo, a entidade recebeu apoio de vários parceiros.


A Cocar vai buscar recursos no MinC e Turismo.

O presidente da Cocar, Rogério Ribeiro, informou que a entidade vai elaborar projetos, que serão encaminhados ao ministério da cultura, turismo para o carnaval 2013, “ Vamos agenda duas audiências em Brasília, no ministério da cultura e do turismo, com o objetivo de conhecer todos os transmites para captação de recursos e de convênios. Temos condições e capacidade de realizar um carnaval de qualidade na capital, com aprovação dos projetos e dos convênios. A Cocar não quer que a prefeitura municipal e o estado arquem com o carnaval de Palmas, o que queremos é verdadeiras parcerias. A Cocar e os adeptos do carnaval palmense vêm sofrendo com a falta de recursos, a falta de compromisso de vários políticos do estado e do poder público. Queremos respeito com os carnavalescos, com a comunidade de Palmas e verdadeiras parcerias” desabafou Ribeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.