Vereadores de Araguaína aprovam discretamente o aumento de 54% no salário dos parlamentares do município em 2013

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diferentemente das mais de 30 categorias do funcionalismo Público que entraram em greve, com duração de até 4 meses, para receber aumento em 2012, os vereadores de Araguaína não precisaram travar essa luta de classe e aprovaram discretamente o reajuste do próprio salário em 64% para a próxima legislatura. Prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e chefes de autarquias foram inclusos no pacote também.

Conforme a Lei n° 2785, aprovada pela Câmara Municipal de Araguaína, a partir de janeiro de 2013 o salário de vereador, que atualmente está em R$ 6.500, terá um aumento de 54%, totalizando R$ 10.021 mensais, fora as verbas de gabinete e indenizatória.

Segundo estabelecido pela Lei, o benefício em Araguaína também se estende ao ocupante do cargo de prefeito com 18 mil reais e o vice- prefeito com 12 mil. Além destes, os secretários municipais e os chefes de autarquias passarão a ganhar 10 mil reais mensais.

Despesas
Com esse aumento, os 17 vereadores eleitos para os próximos 4 anos custarão aos cofres público de Araguaína o montante acima 170 mil reais mensais, somente com o subsídio, sem contar as demais despesas. Durante a próxima legislatura essa despesa chegará a 8,17 milhões de reais. Diferente de outras profissões, que exigem qualificação e produção para exercer o cargo de vereador é necessário apenas saber ler e escrever e não precisa comprovar produção.

Aumento 
O valor referente À próxima Legislatura (2013-2016) é fixo, mas pode ser corrigido todo os meses, conforme a inflação, cujo cálculo é baseada no índice do IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), aumento e/ou redução de preços de produtos de consumo, produtos e despesas diversas.  (Fonte: Araguaína Notícias)

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.