Servidores públicos do TO ameaçam cruzar os braços em dezembro

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Os servidores públicos do Estado querem que o pagamento do percentual de 5,57%, mais o retroativo da data-base, seja feito em parcela única, no mês de janeiro. As discussões aconteceram durante a primeira Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, que aconteceu na tarde dessa última quarta-feira, 28, no estacionamento próximo ao Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe-TO). Participaram cerca de mil pessoas, representando 16 entidades. 13 sindicatos classistas e três associações de Militares. Durante o encontro foi aprovado o indicativo de greve, iniciado no fim da Assembleia.

A decisão a respeito da data-base derrubou as propostas anteriores. Uma delas dividia o percentual, em duas vezes. O reajuste do INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor entraria nas folhas de maio e setembro de 2013, onde também entrariam os retroativos. A outra proposta, sugerida pela bancada sindical, era do pagamento integral em maio, diluindo o retroativo no decorrer no ano.

O presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET, Ismael Sabino da Luz, por duas vezes tomou a palavra para falar das dificuldades enfrentadas pelos servidores e da postura do Governo a respeito dessa situação. Em diversos momentos o presidente foi aplaudido pela Assembleia

“Vivemos em tempos onde nem o papel não tem mais valor. Esse impasse não deveria estar acontecendo se o Estado tivesse honrado a palavra e os compromissos. Essa conta já tinha que ter sido paga. A impressão que tem é que o Governo quer enrolar a todos. Fazer o que quer. Mas isso nós não vamos aceitar!” disse o presidente com palavras de ordem.

Durante a reunião geral, também por unanimidade, foi aprovado o indicativo de greve, que começou a valer logo após a aprovação. Uma paralisação de 24 horas também está marcada para a quinta-feira da semana que vem, 6 de dezembro. E uma nova Assembleia, reunindo todos novamente, vai acontecer no dia 16 de janeiro.

“Nós não estamos para brincadeira. Se o Governo não agir o Estado vai parar e certamente a população vai entender e nos apoiar. Afinal, são mais de 35 mil famílias envolvidas que dependem diretamente do pagamento da data-base para suas sobrevivências”, disse o presidente fazendo referência a quantidade de servidores beneficiados com o pagamento da data-base.

Participantes
Além dos representantes do Seet participaram da Assembleia membros do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO); Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO); Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet-TO); Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal); Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (Sindepol); Sindicado dos Servidores da Polícia Civil do Estado do Tocantins (Sinpol); Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto); Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato); Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed); Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito); Sindicato dos Profissionais em Educação Física no Tocantins (Sinpef-TO); Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindare-TO); Associação dos Sub-tenentes e Sargentos da PM/BM do Estado do Tocantins (Assp,eto); Associação Fraterna dos Oficiais da PM/BM do Estado do Tocantins (Afopmeto); e Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e seus pensionistas do Estado do Tocantins (Asmir).

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.