AS DEZ CIDADE BRASILEIRAS COM MAIS MOTOS POR PESSOAS ARAGUAINA E PALMAS NO RANKING

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O IBGE, em parceria com Denatran, realizou um levantamento no fim de 2010 que revelou as dez cidades com mais motos por pessoa. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a cidade de São Paulo, por exemplo, não faz parte desta lista. Aliás, apenas três cidades do Estado de São Paulo estão entre as dez, mas todas no interior. Quem encabeça a relação é uma cidade em Rondônia (Ji-Paraná), seguida por uma em Tocantins (Araguaína). Completando o pódio desta lista vem Araçatuba, localizada no interior de São Paulo. Segue abaixo a relação com as dez cidades com mais motos por habitante, segundo o IBGE/Denatran.



1 – Ji-Paraná (RO): 26,4 motos a cada 100 habitantes
2 – Araguaína (TO): 25,8 motos a cada 100 habitantesNos primeiros anos de vida do Estado do Tocantins, quando foi estabelecida a Constituição de 1988, Araguaína era a maior cidade do Estado e a provável capital, mas acabou perdendo o posto para Palmas. Atualmente com 150.520 habitantes, a cidade passou a ser a segunda maior população do Tocantins, de acordo com o Censo 2010. A economia se baseia na pecuária e na agricultura e a cidade se orgulha de ter três frigoríficos de referência nacional: Bertin, Minerva e o Boiforte. O transporte coletivo em Araguaína está a cargo da Viação Lontra, que não possui uma frota ampla e condizente com as necessidades nos moradores da cidade. Por isso, talvez, a moto seja um veículo muito utilizado por lá e são os números de habitante/moto que colocam Araguaína na segunda colocação deste ranking.
3 – Araçatuba (SP): 24,6 motos a cada 100 habitantes
4 – Birigui (SP): 24,6 motos a cada 100 habitantes
5 – Rondonópolis (MT): 24 motos a cada 100 habitantes  

6 – Sinop (MT): 22,5 motos a cada 100 habitantes
7 – Rio Claro (SP): 20,5 motos a cada 100 habitantes
8 – Brusque (SC): 20,2 motos a cada 100 habitantes 
9 – Palmas (TO): 20 motos a cada 100 habitantesPalmas foi fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988 e, além da capital, é a maior cidade do Estado de Tocantins. Após mais de vinte anos, sua população chega aos duzentos mil habitantes. Hoje em dia, 70% das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorre com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população. De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas. Segunda capital mais segura do Brasil — superada apenas por Natal —, 20% de sua população possui uma moto.
10 – Parnaíba (PI): 19,9 motos a cada 100 habitantes 
Fonte: iCarros

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.