Grave acidente entre as cidades de Aragominas e Araguaína mata dois jovens; carro saiu da pista e bateu em uma rocha

quarta-feira, 31 de outubro de 2012



Por volta das 23h20min da noite dessa terça-feira, 30, um acidente vitimou fatalmente dois jovens na TO 222, quando seguiam em uma Picape Corsa de cor prata, sentido Aragominas/Araguaína.

De acordo com informações da Polícia Militar, o condutor do veículo, o lavrador Vagner Ferreira da Silva de 21 anos que morava em Araguaína, teria perdido o controle da direção, saindo em seguida para fora da estrada e colidindo em uma rocha.

Vagner estava sem cinto de segurança e foi lançado para fora do veículo, já o passageiro, Jeferson dos Santos de 19 anos, que também era lavrador e morava em Muricilândia, apesar de estar usando o cinto de segurança, não resistiu ao impacto do acidente.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para retirar o corpo de Jeferson que estava preso às ferragens. Ainda de acordo com a Polícia Militar, os pneus do carro envolvido no acidente estava em péssimas condições, o que possivelmente teria contribuído para a fatalidade.





Fonte: Portal O Norte


READ MORE - Grave acidente entre as cidades de Aragominas e Araguaína mata dois jovens; carro saiu da pista e bateu em uma rocha

Carlos Gaguim é condenados a oito anos de inelegibilidade

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em unanimidade condenou o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) e o radialista Jefferson Agamenon a oitos anos de inelegibilidade. Os dois são acusados de usar um veículo de comunicação público para fazer propaganda política de forma irregular em 2010.

O procurador geral Rodrigo Luiz Bernardo Santos pediu que a decisão decretada em 8 de agosto fosse mantida, pois, segundo Rodrigo, o jornalista “sem a menor preocupação em parecer imparcial, buscar influenciar a população que pretendia se informar sobre os acontecimentos políticos do Estado” em favor do, na época, candidato a governador do Tocantins”.

José Ribamar Mendes Júnior, relator do caso, disse que ficou provado o abuso político e pediu um prazo de oitos de inelegibilidade para ambos os acusados, mudando a decisão anterior que tornava Carlos Gaguim e Jefferson Agamenon inelegíveis por três anos.

Entenda
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) diz que o jornalista Jefferson Agamenon, em um programa de uma rádio pública  de Palmas, referiu-se no período entre 19 de janeiro a 2 de outubro e 2010 a Gaguim, com o fim de beneficiar o candidato que naquela época era concorria ao cargo de Governador do Tocantins.

Segundo a Procuradoria, "ao invés de se ater a comentários políticos imparciais e serenos, baseados em fatos, Agamenon partiu para a propaganda política explícita em favor de Gaguim, chegando ao ponto de, no momento crucial da campanha, durante os dias 30 de setembro e 2 de outubro, pedir votos a seu candidato".

O Norte
READ MORE - Carlos Gaguim é condenados a oito anos de inelegibilidade

Polícia prende cafetina acusada de tráfico em Santa Fé do Araguaia

segunda-feira, 29 de outubro de 2012




A Polícia Militar de Santa Fé do Araguaína  prendeu no fim da tarde do último sábado, 27, duas pessoas acusadas de envolvimento com o tráfico de drogas.

O mototaxista Luís Alves da Silva, de 51 anos, foi preso com 14 pedras de crack. Ele estava transportando a droga para um povoado de Santa Fé. O serviço, segundo a PM, foi contratado pela cafetina Osmarina Alves Santos, que também foi presa. Na casa dela, a polícia apreendeu 112 papelotes de maconha e 15 pedras de crack.

A PM chegou até os dois depois de uma denúncia anônima.






Fonte: Portal O Norte
READ MORE - Polícia prende cafetina acusada de tráfico em Santa Fé do Araguaia

Encontrado mais um corpo que pode ser de guerrilheiro do Araguaia

domingo, 28 de outubro de 2012



Encontrado mais um corpo que pode ser de guerrilheiro do Araguaia
Chega a 25 o número de restos mortais de supostos guerrilheiros que estão sob investigação do Grupo de Trabalho Araguaia (GTA). O mais recente foi encontrado pelo grupo em um antigo cemitério de São Geraldo do Araguaia, no Pará. Suspeita-se de que este seja mais um caso de assassinato cometido durante a ditadura militar (1964-1985).
Esta foi a quinta expedição feita pelo GTA, que iniciou os trabalhos em junho. Desta vez, o trabalho ficou concentrado em Xambioá, no Tocantins, e São Geraldo do Araguaia, cidades separadas pelo Rio Araguaia. De acordo com o Ministério da Defesa, as localidades eram foco da guerrilha que então ocorria na região do Bico do Papagaio, atual estado do Tocantins.
A equipe de arqueologia desenvolveu um trabalho de prospecção em antigas bases militares de Xambioá e do Morro do Urutu, localizadas na Serra das Andorinhas, no Pará, onde, segundo fotografias, bibliografias e relatos, foram encontrados vestígios materiais que servirão de subsídios para saber como eram e funcionavam tais bases. Os trabalhos partem de relatos orais de pessoas que conheciam as matas da região, além de ex-soldados e parentes dos guerrilheiros.
Esta foi a última expedição do ano. Recentemente, uma nova sentença judicial determinou a prorrogação dos trabalhos até 2013. Entre os profissionais que compõem a equipe há historiadores, sociólogos e antropólogos, o que, segundo o Ministério da Defesa, possibilita um trabalho com base em muita pesquisa e metodologias. Eles fazem as escavações, mas a manipulação de todos os restos mortais é feita exclusivamente por peritos. Basicamente, é um trabalho de reconhecimento, para identificar e devolver os corpos às famílias.
Antes de o grupo ser instituído, as investigações eram feitas por parentes dos desparecidos e por outros órgãos. Em 2009, foi criado o GT Tocantins, integrado apenas pelo Ministério da Defesa. Posteriormente, o grupo passou a ser chamado GT Araguaia, incluindo em sua constituição o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos Presidência da República.
Ao todo, 25 restos mortais já foram encontrados desde a década de 1990 na região. Os despojos foram levados para capital federal e encaminhados à Universidade de Brasília (UnB) para exames antropométricos – nos quais são feitas diversas medidas corporais para efeito de comparação com dados anteriores à morte – e, posteriormente, análises periciais. Dois corpos já foram identificados: os de Maria Lúcia Petit e de Bergson Gurjão.
Nas cinco expedições feitas em 2012, o GTA exumou oito restos mortais. Todos encontrados no Pará e no Tocantins. O grupo ressalta a importância da colaboração da população nas investigações sobre a guerrilha do Araguaia, por meio de um serviço de denúncias, o Disque 100. As ligações podem ser feitas gratuitamente a partir de telefone fixo ou celular. (abR)
READ MORE - Encontrado mais um corpo que pode ser de guerrilheiro do Araguaia

Acidente entre veículos na TO-222 deixa funcionário da Saneatins ferido

sexta-feira, 26 de outubro de 2012



Na tarde dessa quinta-feira, 25, um grave acidente no KM 32 da TO 222, próximo ao Novo Horizonte, deixou um funcionário da Saneatins ferido.

José Carlos dos Santos, de 35 anos, estava no veículo da empresa de abastecimento de água, um Pálio, quando colidiu com uma caçamba que vinha em sentido contrário. “Só a perícia que deve sair no mês que vem apontará o culpado. Pela forma como encontramos o veículo e as poucas informações repassadas pelas testemunhas, é impossível no momento apontar um culpado”, disse um policial militar.

O condutor da caçamba, José de Arimatéria, de 53 anos, não sofreu ferimentos.

José teve que ser levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, em razão da gravidade dos ferimentos. Ele está internado no Hospital Regional Público de Araguaína.
READ MORE - Acidente entre veículos na TO-222 deixa funcionário da Saneatins ferido

Incêndio em subestação de Colinas teria provocado apagão

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) , um incêndio em uma chave conectora na subestação de Colinas do Tocantins é a causa provável do apagão que atingiu 12 Estados do Norte, Nordeste e parte do Centro Oeste na madrugada desta sexta-feira, 26. 100% da carga do Nordeste e 77% do Norte foram desligados. 

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o superintendente de Operações da Companhia Energética do Tocantins (Celtins), Herivelto Calles Souzada, e o gerente regional da Eletronorte, Carlos Humberto de Souza e Silva, confirmaram o problema na subestação. 

Segundo a ONS, o problema aconteceu em um trecho que faz a interligação do sistema entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste, provocando o isolamento das demais regiões.

A empresa responsável pelo setor afetado é a Taesa, do Grupo Cemig.
READ MORE - Incêndio em subestação de Colinas teria provocado apagão

Apagão no Início da Madrugada Desta Sexta-feira Atingiu ao Menos 4 Estados


      A falta de luz foi confirmada no Norte e no Nordeste, de acordo com a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), empresa responsável pela transmissão de energia para oito dos nove Estados nordestinos.
            "As informações preliminares que temos indicam que é grande a extensão do apagão, mas não temos como precisar neste momento quantos Estados foram atingidos. Sabemos que o problema atingiu pelo menos o Norte e o Nordeste", afirmou João Bosco de Almeida, presidente da Chesf.
            De acordo com ele, ainda não é possível saber o que causou o apagão. "Nossa prioridade é religar o sistema. Todas as nossas equipes estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia", explica.
            As primeiras queixas sobre o apagão surgiram por meio das redes sociais por volta das 23h15. O assunto chegou a estar em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil.
            Nas redes sociais, internautas relataram falta de luz em todos os Estados do Nordeste, além de Minas Gerais, Distrito Federal, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
            Folhapress
READ MORE - Apagão no Início da Madrugada Desta Sexta-feira Atingiu ao Menos 4 Estados

Servidores Públicos do Estado do Tocantins Têm Jornada de Trabalho Reduzida Para Seis Horas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


          De acordo com o decreto n° 4658, a partir desta segunda-feira, 29, a jornada de trabalho será de 6 horas corridas e acontecerá do período de 12h30 até 18h30. A decisão valerá durante o horário de verão.
            A estimativa é de que a nova jornada de trabalho gere uma economia na casa dos R$ 2,3 milhões, considerando as despesas de água, luz e telefone apenas no município de Palmas. “Essa é apenas uma estimativa, mas nós iremos levar em consideração esses números para embasar nossa próxima decisão”, disse o secretário Eduardo Siqueira Campos.
            O secretário destacou que com a diminuição da jornada o Governo pretende adequar o Estado aos prejuízos causados pela diminuição da arrecadação. “Iremos permitir que nossos servidores tenham maior convivência com sua família e vamos beneficiar um segmento da população que poderá aproveitar o horário de almoço para resolver seus problemas nas repartições públicas”, frisou ele.
            O decreto não se aplica aos serviços que exijam plantão permanente e às atividades de docência, no período noturno. Já os ocupantes de cargo em confiança podem ser convocados para jornada complementar.
            Estiveram presentes na coletiva os secretários Arrhenius Naves, da Comunicação; José Jamil, da Fazenda; Jaime Café, da Agricultura; Danilo de Melo, da Educação; Lúcio Mascarenhas, da Administração; Sandoval Cardoso, das Cidades; e os deputados estaduais Osires Damaso, Ricardo Ayres e Amália Santana.
            Diário
            Embora o decreto tenha sido publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 24, com a informação que a medida valeria a partir da data da publicação, a nova jornada de trabalho do servidor público passa a valer a partir de segunda-feira, 29. Na edição do Diário desta quinta-feira, 25, será publicado decreto com a retificação.
Secom/TO
READ MORE - Servidores Públicos do Estado do Tocantins Têm Jornada de Trabalho Reduzida Para Seis Horas

Tocantins se prepara para segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

terça-feira, 23 de outubro de 2012








































No Tocantins, o segundo ciclo da Campanha de vacinação contra febre aftosa se aproxima e continua no ritmo de comemoração celebrando 15 anos sem foco da doença. Entre os dias 1º e 30 de novembro, a expectativa é vacinar 4,5 milhões de bovídeos, bovinos e bubalinos, com idade abaixo de 24 meses declarados em maio. O Estado conta com aproximadamente 8 milhões de bovídeos.

            Neste período, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária orienta os produtores rurais sobre os cuidados para a correta imunização dos animais, dentre elas, adquirirem vacinas em revendas autorizadas e conservá-las em temperatura correta (de 2 a 8°C) até o momento da aplicação; injetar a vacina na região da tábua do pescoço com agulhas e seringas em bom estado e limpas. Além disso, manejar os animais com o mínimo de estresse e nos horários mais frescos do dia.  

            Após a vacinação o produtor tem até 10 dias para declarar o ato nas unidades de serviço da Adapec, onde sua ficha cadastral é movimentada. “Nesta etapa, onde a vacinação é parcial, os produtores que não tiverem animais em idade vacinal devem procurar a agência para declarar todos os animais, mesmo os de outras espécies, presentes na propriedade”, disse o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires.

            De acordo com o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, toda a cadeia produtiva já provou que está engajada na luta pela preservação do status sanitário tocantinense, livre de febre aftosa com vacinação. “Em maio batemos um recorde inédito de cobertura vacinal com 99,64% do rebanho imunizado. Agora conclamamos novamente todos os pecuaristas para ultrapassarmos esta marca”, disse.

            Multas
            
O produtor rural que deixar de imunizar o rebanho estará sujeito à multa de R$ 5,32 por animal e 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, ficará impendido de emitir a GTA – Guia de Trânsito Animal, documento obrigatório para o transporte dos animais, até que a situação seja regularizada.

            Abertura Oficial

Este ano, abertura oficial será realizada no dia 07 de novembro, às 10hs, na Fazenda Estância Vale do Sol, no município de Gurupi, a 243 km de Palmas. 
READ MORE - Tocantins se prepara para segunda etapa de vacinação contra febre aftosa

Anderson obtém mais uma vitória acima de seu peso natural

domingo, 14 de outubro de 2012



O campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, 37, acumulou sua terceira vitória sobre um adversário na divisão dos meio-pesados na promoção ao bater o americano Stephan "Psicopata Americano" Bonnar, por nocaute logo no primeiro assalto, na luta de fundo do UFC Rio 3.

"Galera, obrigado por todos vocês estarem aqui", festejou, para um HSBC Arena que estava lotado. "Consciência, paz ao voltar para casa, certo?"

Por se tratar de uma luta acima do limite dos médios, que é de 84 quilos, o cinturão do brasileiro não estava em jogo.

O brasileiro, que contou com cerca de 35 dias para se preparar, foi pressionado contra as grades logo no início do combate pelo adversário.

Porém Anderson mostrou-se muito tranquilo, dando um show de esquivas e até provocando o rival, ao fingir que limpava o suor do rosto, ou caminhava pelo ringue.

Sua vitória foi decretada quando o árbitro resolveu poupar o americano de um forte castigo com socos que vinha recebendo de Anderson após cair no chão como resultado de uma joelhada.

Anderson interrompeu uma sequência de três vitórias de Bonnar.

O UFC ainda não definiu quem será o próximo desafiante do brasileiro, mas dirigentes da promotora de lutas de MMA, artes marciais mistas, querem que retorne ao actógono no início do ano que vem. Anderson confirmou que retorna à categoria de peso original. 


Foto: André Durão / Globoesporte.com           Fonte: Eduardo Ohata           Postador: Surgiu Redação
READ MORE - Anderson obtém mais uma vitória acima de seu peso natural

Kosmo Jamaica diz não ter recebido votos de protesto; "foram os mais bem aplicados pelo eleitor de Araguaína"

sábado, 13 de outubro de 2012


 Créditos da Foto: Ulisses Holanda 

Após muitos comentários negativos, o vereador eleito Kosmo Jamaica, se manifestou  através no perfil do Facebook dizendo  que não foi eleito pelo voto de protesto, que vai honrar a confiança depositada a ele e desabafou: “Vou mostrar que esse voto foi o mais bem aplicado pelo eleitor de Araguaína.” 

O cantor de raggae e Artista Plástico Cosmo da Silva, 56 anos, popularmente conhecido como Kosmo Jamaica, está entre os 17 vereadores eleitos para compor o Legislativo de Araguaína nos próximos 4 anos. Jamaica disputou a eleição pelo Partido Progressista (PP), venceu 1.759 votos e foi considerado a surpresa do processo Eleitoral em Araguaína.  O novo vereador tem ensino médio completo e o menor patrimônio declarado em entre os 17 vereadores eleito, um imóvel de 30 mil reais,  conforme o site do TRE.

Kosmo Jamaica é muito conhecido na cidade pela sua irreverência na atuação como cantor de raggae e animador de festas infantis, mas agora um cargo que exige cumprimentos de regras de etiquetas como o uso do terno, as formalidades no discurso como “Vossa Excelência, Nobre Colega e Ilustríssimo Parlamentar..” Essa mudança brusca tem dividido a opinião das pessoas, sendo  que os a favor argumentam que ele fará a diferença e os contras afirmam que é o resultado do voto de protesto da população.

 Diante da polêmica ele se manifestou através do Facebook. “Quero agradecer a todos os araguainenses e a cada voto que tive nesta eleição, agradecer aqueles que fizeram campanha contra mim, como um amigo apresentador de TV,”  postou.

Jamaica ainda aproveitou responder os críticos: irei honrar a cada voto e prometo que serei um parlamentar atuante e defensor do bem público.  Tive muitas dificuldades para tocar a minha campanha.  Não tive ajuda de empresas, somente do partido, minha família e do meu amigo Gilberto. E ainda mandou um recado: “já que tem umas pessoas que dizem que foi voto de protesto, vou mostrar que esse voto foi o mais bem aplicado pelo eleitor de Araguaína.”
READ MORE - Kosmo Jamaica diz não ter recebido votos de protesto; "foram os mais bem aplicados pelo eleitor de Araguaína"

Vejam Algumas Curiosidades das Eleições Municipais de 2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


     Confira abaixo todos os fatos curiosos que ocorreram no período da corrida eleitoral:

            Candidatas Fizeram Toda a Campanha com o Número Errado
            Em Tocantinópolis, Tocantins, a candidata a vereadora Vera Lúcia Martins de Oliveira, filha de um famoso político do município se candidatou pela segunda vez ao cargo de vereador pelo (PSD), Vera disse ter escolhido o número 55.500, e seus santinhos foram confeccionados assim, porém, na ultima semana da eleição, a candidata percebeu que no TSE seu número era outro, 55.123. Persistente, Vera mandou confeccionar novos 'Santinhos' e correu atrás do prejuízo. A candidata conseguiu ainda 128 votos ficando em 28ª de 56 que disputavam o pleito. Foram 27 votos a mais que na eleição de 2008, quando a candidata conseguiu 101 votos.
            No Sul de Minas, a candidata Cristiane Baliza (PTB), também fez campanha com o número errado. Cristina que disputava o cargo de vereadora na cidade de Paraguaçu disse que só percebeu o erro no dia da eleição. Segundo o partido, ninguém prestou atenção na hora da divulgação.


           Candidato Consegue o sexto mandato de vereador consecutivo
            Mardonio Vila Nova Queiroz (PMDB), tem 43 anos, e nesta eleição municipal de 2012, conseguiu se eleger para o sexto mandato de vereador no município de Tocantinópolis-TO. Nesta eleição o vereador queria sair candidato a prefeito, mas, como não teve o aval do seu partido, ficou sendo candidato a vice-prefeito, porém após divergências com o candidato majoritário da chapa, Mardonio pediu renuncia da disputa de vice-prefeito e buscou mais uma vez a vaga na câmara, onde foi eleito com apenas 258 votos, no chamado sistema proporcional (legenda).

            Candidata Cadela Lulu
            Para tentar chamar a atenção do eleitorado, a candidata a vereadora pelo PMDB de Marabá-PA., Luiza da Silva Costa Neto, se apresentava nos programas de televisão e rádio para pedir votos para eleitor com o nome “Cadela Lulu”. No entanto, o juiz da 100ª Zona Eleitoral de Marabá, Eduardo Antônio Martins Teixeira, avaliou que a propaganda era irregular e determinou a imediata suspensão da veiculação de uma cadela, não apenas na TV, como também nos santinhos que ela distribuía aos eleitores. Com a determinação do Juiz, a candidata ficou famosa na cidade, porém, não decolou na urnas conseguindo apenas 26 votos.

            Irmãos eleitos vereadores em Cuiabá
            Pela primeira vez a Câmara de Vereadores de Cuiabá terá dois irmãos dividindo o mesmo Plenário a partir de 2013. Adilson Machado Américo de Oliveira, o “Adilson Levante”, do PSB, e Oséas Machado, do PSC, disputaram os votos em família e conquistaram duas das 25 cadeiras do Legislativo cuiabano.


            Vereadora passou em sete vestibulares
            Jayana Nicaretta da Silva completou 18 anos 10 dias antes da eleição. Com 133 votos, de um total de 2.523, ela foi a quarta vereadora mais votada de União do Oeste, no Oeste de Santa Catarina. A jovem recebeu a notícia da votação logo após saber que passou em sete vestibulares.

             Prefeito após impasse e emancipação
            Paraíso das Águas (MS) escolheu o primeiro prefeito nas eleições de domingo (7), após ser emancipado de Costa Rica, município vizinho distante 60 km. O vereador e pecuarista Ivan da Cruz Pereira (PMDB) – conhecido como Ivan Xixi – foi eleito com 81,18%, o que equivale a 2.265 votos válidos.

            Canadense é eleito vereador em Santos
            Canadense naturalizado brasileiro, Kenny Pires Mendes, conhecido como professor Kenny, foi eleito vereador em Santos. Professor universitário, o ex-militar afirma que a bandeira que irá erguer enquanto vereador será a da educação.


            Vereadora de apenas 17 anos é eleita no RS
            A cidade de Ipê, na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, elegeu a vereadora mais jovem do estado. Gislaine Ziliotto, de 17 anos, foi a líder de votos entre os 33 candidatos. Ela completará 18 anos em 1º de janeiro de 2013.


            Indígenas eleitos vereadores em Rondônia
            O município de Guajará-Mirim, em Rondônia, elegeu dois vereadores indígenas. De acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), esta é a primeira vez que índios vão ocupar duas das 11 cadeiras na Câmara de Vereadores no estado.

             Candidato Anão não se elege vereador no Paraná
            Anão que apostou no slogan “Dos males o menor” para alavancar a candidatura, não passou dos 166 votos no litoral do Paraná. Para ele, apesar da boa impressão que recebeu nas ruas de Matinhos, a população acabou preferindo “os males maiores”.
        
             Mal-assombrado é eleito em Salvador
            Um dos 24 novos vereadores da Câmara de Salvador é Vado "Mal-assombrado" (DEM), morador do Largo do Papagaio, no bairro da Ribeira. Utilizando um mini-trio como principal instrumento de sua campanha, ele conquistou a última vaga da Câmara de Vereadores, com 4.059 votos.

            Prefeito eleito com 98,12% dos votos
            Em Cajati, no Vale do Ribeira, o prefeito eleito Luiz Koga, do PSDB, foi às ruas agradecer a votação, após conquistar 98,12% dos votos válidos. Ele começou a semana se reunindo com a equipe para planejar os próximos quatro anos de mandato.


            Prefeito mais velho do Brasil
            Eleito aos 89 anos, Tião Biazzo (PMDB), é o prefeito mais velho do Brasil. Já é a sexta vez que o candidato do PMDB se elege para a prefeitura de Aguaí, interior de São Paulo.  Biazzo venceu Dr. Gutemberg (PPS) com 8.063 votos, o que corresponde a 44,47% dos votos válidos.

            Os últimos 16 votos
            A cidade de Piedade (SP) foi a que teve a disputa mais acirrada da região. A candidata eleita para a prefeitura, Maria Vicentina (PSDB), ganhou com apenas 16 votos a mais que o prefeito Geremias (PT), que tentava se reeleger.

            Escorregou nos Santinhos
            O aposentado Carlos de Oliveira, de 71 anos, passou por uma cirurgia no final da tarde da ultima segunda-feira (8), por ter fraturado o quadril depois de escorregar em "santinhos" no domingo (7).

            Derrota leva cantor ao hospital
            Com pouco mais de 12 mil votos, o cantor Agnaldo Timóteo não conseguiu se eleger ao cargo de vereador na Câmara Municipal de São Paulo e, assim que soube da derrota, começou a passar mal e procurou atendimento médico.

            Candidatos Mortos no dia da Eleição
            O candidato a prefeito José Wilde Vieira Bringel (PT) de Penaforte, no Ceára, e o candidato a vereador  Domingos Gomes da Rocha (PC do B), em Richão das Neves, na Bahia,  morreram neste domingo (7),  após a apuração dos votos.
            José Wilde teve uma parada cardíaca em casa na madrugada do Domingo (7), véspera da eleição. Segundo a família, o médico do candidato recomendou repouso, mas Wilde fez questão de fazer campanha no sábado (6), dia anterior às eleições. “O médico recomendou descanso, mas político em época de eleição não se ‘aquieta’". Disse um familiar.  Mesmo após sua morte o candidato ainda recebeu 1.681 votos. A eleição foi vencida por Luiz Celestina que conseguiu 4.001 votos. Se os votos de José Wilde fossem suficientes para se eleger, o vice dele na chapa para prefeitura de Penaforte Zé de Taxim, teria assumido. O município fica na região do Cariri, Sul do Ceará.
            Vereador morreu comemorando a vitória
            Eleito neste domingo para a Câmara dos Vereadores de Riachão das Neves, o candidato Domingos Gomes da Rocha, o Dominguinhos da Morosa (PCdoB), morreu após a divulgação do resultado do pleito. De acordo com o diretório municipal do partido na cidade, Rocha sofreu um infarto quando comemorava a eleição para vereador.
            "Depois do resultado, ele foi para o povoado de Morosa para comemorar a vitória e, quando chegou lá, houve uma pequena briga. Ele tentou apaziguar mas, na confusão, passou mal e sofreu um infarto fulminante", contou a presidente do PCdoB na região, Rosângela Bonfim.
            Dominguinhos da Morosa foi um dos 11 candidatos eleitos na cidade de Riachão das Neves, que possui 17.177 eleitores. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele recebeu 274 votos. Com sua morte, o suplente Fábio Dias, também do PCdoB, assumirá a vaga na Câmara dos Vereadores.
            Eleitos pela idade
            Em duas cidades brasileiras, o critério de desempate para prefeito foi a idade. Em Bananal (SP), Peleco (PSDB) e Mirian Bruno (PV) somaram 1.849 votos cada, mas Miriam é quem foi eleita. O caso se repetiu em Balsa Nova (PR), com Marcos Antonio Zanetti (PDT) e Luiz Cláudio Costa (PMDB) que somaram 3.869 votos - Luiz Costa foi eleito por ser mais velho.

            Vantagem de 1 voto
            Disputas acirradas ocorreram em Exu (PE), onde Léo Saraiva (PTB) foi eleito com vantagem de apenas 1 voto: 10.023, contra 10.022 de Jaílson Bento (PSB). Mesma diferença foi verificada em Correntes-PE - Edimilson da Bahia (PSB) recebeu 4.621 votos, e Júnior (PR), 4.620. Em Caiçara (PB), Cícero (PSB) recebeu 2.736 votos, contra 2.735 de Bola (PMDB).

            Derrota em apenas uma zona eleitoral
            Reeleito prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) só foi derrotado em uma zona eleitoral da cidade. Ele ficou atrás de Marcelo Freixo (PSOL) na 16ª zona eleitoral, em Laranjeiras. Freixo somou 15.904 votos, ou 48,26% dos válidos. Paes ficou com 14.404 votos (43,71%).

            Como uma deusa
            Famosa pela música "Como uma deusa", a cantora Rosana (PC do B) fracassou em sua tentativa de ser eleita vereadora no Rio de Janeiro. Ela conseguiu apenas 319 votos na eleição deste domingo.

            Candidato A Onde É
            O candidato A Onde É (PTC), apelido usado por Antonio Farias de Sousa nas eleições, foi um dos 43 vereadores eleitos em Fortaleza (CE). A Onde É recebeu 6.042 votos.

            PSOL elege o primeiro prefeito da história do Partido
            Sete anos após ser registrado pela Justiça Eleitoral, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) elegeu no domingo (7) seu primeiro prefeito. Com 6.796 votos, o equivalente a 44,26% dos votos válidos, Gelsimar Gonzaga venceu a disputa pela Prefeitura de Itaocara, no Rio de Janeiro.

            Morador de rua é o vereador mais bem votado
            Ex-morador de rua é  eleito vereador com maior número de votos em Varginha, Sul de Minas Gerais. Adilson Bboy se filiou ao PR com o apelido de "Pé de Chumbo" e conseguiu 2.863 votos.

            Lixo jogado em frente à Câmara
            Eleitores de Santa Bárbara D'Oeste (SP), irritados com a sujeira no último domingo (7), recolheram os panfletos políticos do chão e despejaram tudo em frente à Câmara da cidade.

            Criança morre durante comemoração
            Menina de 4 anos morreu depois de ser atingida na cabeça por um rojão. A família comemorava  o resultado das eleições em um clube em Porto Velho, Rondônia, quando um dos fogos de artifício atingiu Jamili Souza da Silva, que caiu na piscina e morreu.

            Ex-BBB e musa do Brasileirão não se elegem
            A ex-BBB Tatiane Franklin do Nascimento Barbosa, conhecida como Pink (DEM), fracassou em sua tentativa de conseguir uma cadeira na Câmara de Vereadores do Recife (PE). A candidata do Democratas obteve 2.374 votos. Em Jaboatão dos Guararapes (PE), Wanessa Mattos (PSD), eleita musa no Brasileirão 2009, conseguiu 112 votos e também ficou de fora.

            Professora do Youtube
            Conhecida como "Professora do Youtube", a professora estadual Amanda Gurgel (PSTU) foi eleita a vereadora mais bem votada da história de Natal (RN). Foram exatos 32.819 mil votos, o equivalente a 8,59% dos votos válidos.

            Prefeito colombiano
            O candidato do PP Carlos Amastha, empresário colombiano do ramo de shoppings que se naturalizou brasileiro, foi eleito prefeito de Palmas, capital do Tocantins. Amastha obteve 59.680 votos (49,65% do total). Marcelo Lelis ficou em segundo, com 51.979 votos (43,24%).

            Irmãos Disputaram eleição para prefeito
            A disputa envolvendo dois irmãos na eleição para prefeito de Casserengue (PB) foi decidida por uma diferença de apenas 152 votos. Carlinho (PSD) obteve 2.208 votos, ou 51,78% dos válidos, contra 2.056 de seu irmão Orlando da Galinha (PSDB).

            Nomes quase iguais
            Após provocarem confusão por causa da semelhança de seus nomes, os candidatos Silvânio Barbosa (PSB) e Silvania Barbosa (PPS) se elegeram para a Câmara Municipal de Maceió (AL). Silvânio recebeu 10.321 votos, sendo o segundo mais votado na eleição. Silvania conquistou uma vaga com 4.631 votos.

            Mulheres eleitas
            O número de mulheres eleitas para as prefeituras no 1º turno aumentou 31,5% nestas eleições em relação ao 1º turno de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas uma candidata se elegeu prefeita de capital, Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista. O percentual de candidatas do sexo feminino também aumentou, crescendo 21,3% neste ano, em relação a 2008.

            Prefeitos aos 21 anos
            Segundo o TSE, o prefeito eleito mais novo é Pacheco Neto (PSD), de Chaval (CE), com 21 anos de idade. Os outros mais novos, eleitos também com 21 anos, são Valéria do Manin (PR), de Araioses (MA), Pinheirinho (PP), de Ibirité (MG), e Divaldo Soares (PSDB), de Viçosa do Ceará (CE).

            Vereadora diz que doará salário
A professora aposentada Eleika Bezerra (PSDC), de 69 anos, eleita vereadora em Natal pela primeira vez neste domingo (7), reafirmou o compromisso registrado em cartório e garante que doará seu salário na Câmara Municipal para instituições de caridade. Hoje, um vereador em Natal ganha salário bruto de R$ 15.019,00.

            Prefeito Padre
            O município de Maués, a 356 km de Manaus, vai ter, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, o primeiro prefeito padre do Amazonas. O candidato Padre Carlos (PT) venceu a disputa majoritária em Maués com 7.621 de votos (35,17%), com mais de 10% de folga para o segundo colocado, Júnior Leite (PDT), que teve 5.438 votos (25,09%), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.

            Delegado do caso Eliza Samudio
            O delegado Edson Moreira, que esteve à frente das investigações sobre a morte e o desaparecimento da ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, Eliza Samudio, foi eleito vereador em Belo Horizonte. Candidato à Câmara Municipal pelo PTN, ele foi o terceiro mais votado na capital mineira, com 10.532 votos.

            Super-heróis fracassam nas eleições
            Usar nomes de super-heróis nas urnas não trouxe sorte para vários candidatos. Batman, Super-Homem, Wolverine, Mulher Maravilha, Hulk, Flash e outros ficaram distantes de se eleger vereador pelo país.

             Novos municípios
            A partir de 1º de janeiro de 2013, o Rio Grande do Sul passará a ter 497 prefeitos. Pinto Bandeira, na Serra, é o mais novo município do estado. Após quase duas décadas de disputa pela emancipação, a cidade conseguiu eleger um prefeito pela segunda vez. João Pizzio (PDT) foi candidato único e recebeu 73,61% dos votos válidos entre os pouco mais de 2,2 mil eleitores. A nova cidade, antes distrito de Bento Gonçalves, tem cerca de 2,5 mil habitantes.
            O pleito deste último domingo também foi histórico para os municípios de Balneário Rincão e Pescaria Brava, em Santa Catarina. As duas cidades tiveram, pela primeira vez, eleições para prefeito e vereador. Foram eleitos um prefeito em primeiro turno e nove vereadores em cada município.

            69 Dilmas se Candidataram
            Das 69 candidatas a vereadora que usaram o nome de "Dilma" na urna nas eleições municipais, apenas duas foram eleitas. Em Pedra Mole (SE), Dilma (PMDB) foi eleita com 176 votos e terminou em quinto entre os candidatos mais votados na cidade sergipana. Outra candidata chamada Dilma (PRB) foi eleita em Mirangaba (BA).

            Eleitor vota no lugar de outro
Um eleitor de Goiânia afirma que outra pessoa votou no lugar dele no domingo, nas eleições para prefeito e vereador, mesmo com o sistema de verificação digital. O fato aconteceu em uma escola do Setor Bela Vista, na região sul da capital. Ele acabou votando no lugar de outro eleitor, que tem o nome parecido com o dele, com o aval do presidente da seção eleitoral.

            Prefeitos entre 46 e 65 anos
Dos 5.512 prefeitos eleitos em 1º turno no país, o grupo que tem entre 46 e 65 anos forma a maioria, representando 55,53% do total. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos desta faixa etária venceram a disputa em 3.061 cidades. Essa faixa etária também foi responsável pelo maior número de candidatos ao cargo de prefeito, com 8.510 candidaturas, ou 56,25% do total.

            22,7 milhões não votaram
            Com quase 100% dos votos apurados no 1º turno destas eleições, 22,73 milhões de eleitores não compareceram às urnas para escolher um candidato, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o nível de abstenção no país chegou a 16,41% dos 138,5 milhões de eleitores do país.
Do G1 e Internet
READ MORE - Vejam Algumas Curiosidades das Eleições Municipais de 2012