Vejam Algumas Curiosidades das Eleições Municipais de 2012

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


     Confira abaixo todos os fatos curiosos que ocorreram no período da corrida eleitoral:

            Candidatas Fizeram Toda a Campanha com o Número Errado
            Em Tocantinópolis, Tocantins, a candidata a vereadora Vera Lúcia Martins de Oliveira, filha de um famoso político do município se candidatou pela segunda vez ao cargo de vereador pelo (PSD), Vera disse ter escolhido o número 55.500, e seus santinhos foram confeccionados assim, porém, na ultima semana da eleição, a candidata percebeu que no TSE seu número era outro, 55.123. Persistente, Vera mandou confeccionar novos 'Santinhos' e correu atrás do prejuízo. A candidata conseguiu ainda 128 votos ficando em 28ª de 56 que disputavam o pleito. Foram 27 votos a mais que na eleição de 2008, quando a candidata conseguiu 101 votos.
            No Sul de Minas, a candidata Cristiane Baliza (PTB), também fez campanha com o número errado. Cristina que disputava o cargo de vereadora na cidade de Paraguaçu disse que só percebeu o erro no dia da eleição. Segundo o partido, ninguém prestou atenção na hora da divulgação.


           Candidato Consegue o sexto mandato de vereador consecutivo
            Mardonio Vila Nova Queiroz (PMDB), tem 43 anos, e nesta eleição municipal de 2012, conseguiu se eleger para o sexto mandato de vereador no município de Tocantinópolis-TO. Nesta eleição o vereador queria sair candidato a prefeito, mas, como não teve o aval do seu partido, ficou sendo candidato a vice-prefeito, porém após divergências com o candidato majoritário da chapa, Mardonio pediu renuncia da disputa de vice-prefeito e buscou mais uma vez a vaga na câmara, onde foi eleito com apenas 258 votos, no chamado sistema proporcional (legenda).

            Candidata Cadela Lulu
            Para tentar chamar a atenção do eleitorado, a candidata a vereadora pelo PMDB de Marabá-PA., Luiza da Silva Costa Neto, se apresentava nos programas de televisão e rádio para pedir votos para eleitor com o nome “Cadela Lulu”. No entanto, o juiz da 100ª Zona Eleitoral de Marabá, Eduardo Antônio Martins Teixeira, avaliou que a propaganda era irregular e determinou a imediata suspensão da veiculação de uma cadela, não apenas na TV, como também nos santinhos que ela distribuía aos eleitores. Com a determinação do Juiz, a candidata ficou famosa na cidade, porém, não decolou na urnas conseguindo apenas 26 votos.

            Irmãos eleitos vereadores em Cuiabá
            Pela primeira vez a Câmara de Vereadores de Cuiabá terá dois irmãos dividindo o mesmo Plenário a partir de 2013. Adilson Machado Américo de Oliveira, o “Adilson Levante”, do PSB, e Oséas Machado, do PSC, disputaram os votos em família e conquistaram duas das 25 cadeiras do Legislativo cuiabano.


            Vereadora passou em sete vestibulares
            Jayana Nicaretta da Silva completou 18 anos 10 dias antes da eleição. Com 133 votos, de um total de 2.523, ela foi a quarta vereadora mais votada de União do Oeste, no Oeste de Santa Catarina. A jovem recebeu a notícia da votação logo após saber que passou em sete vestibulares.

             Prefeito após impasse e emancipação
            Paraíso das Águas (MS) escolheu o primeiro prefeito nas eleições de domingo (7), após ser emancipado de Costa Rica, município vizinho distante 60 km. O vereador e pecuarista Ivan da Cruz Pereira (PMDB) – conhecido como Ivan Xixi – foi eleito com 81,18%, o que equivale a 2.265 votos válidos.

            Canadense é eleito vereador em Santos
            Canadense naturalizado brasileiro, Kenny Pires Mendes, conhecido como professor Kenny, foi eleito vereador em Santos. Professor universitário, o ex-militar afirma que a bandeira que irá erguer enquanto vereador será a da educação.


            Vereadora de apenas 17 anos é eleita no RS
            A cidade de Ipê, na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, elegeu a vereadora mais jovem do estado. Gislaine Ziliotto, de 17 anos, foi a líder de votos entre os 33 candidatos. Ela completará 18 anos em 1º de janeiro de 2013.


            Indígenas eleitos vereadores em Rondônia
            O município de Guajará-Mirim, em Rondônia, elegeu dois vereadores indígenas. De acordo com Tribunal Regional Eleitoral (TRE), esta é a primeira vez que índios vão ocupar duas das 11 cadeiras na Câmara de Vereadores no estado.

             Candidato Anão não se elege vereador no Paraná
            Anão que apostou no slogan “Dos males o menor” para alavancar a candidatura, não passou dos 166 votos no litoral do Paraná. Para ele, apesar da boa impressão que recebeu nas ruas de Matinhos, a população acabou preferindo “os males maiores”.
        
             Mal-assombrado é eleito em Salvador
            Um dos 24 novos vereadores da Câmara de Salvador é Vado "Mal-assombrado" (DEM), morador do Largo do Papagaio, no bairro da Ribeira. Utilizando um mini-trio como principal instrumento de sua campanha, ele conquistou a última vaga da Câmara de Vereadores, com 4.059 votos.

            Prefeito eleito com 98,12% dos votos
            Em Cajati, no Vale do Ribeira, o prefeito eleito Luiz Koga, do PSDB, foi às ruas agradecer a votação, após conquistar 98,12% dos votos válidos. Ele começou a semana se reunindo com a equipe para planejar os próximos quatro anos de mandato.


            Prefeito mais velho do Brasil
            Eleito aos 89 anos, Tião Biazzo (PMDB), é o prefeito mais velho do Brasil. Já é a sexta vez que o candidato do PMDB se elege para a prefeitura de Aguaí, interior de São Paulo.  Biazzo venceu Dr. Gutemberg (PPS) com 8.063 votos, o que corresponde a 44,47% dos votos válidos.

            Os últimos 16 votos
            A cidade de Piedade (SP) foi a que teve a disputa mais acirrada da região. A candidata eleita para a prefeitura, Maria Vicentina (PSDB), ganhou com apenas 16 votos a mais que o prefeito Geremias (PT), que tentava se reeleger.

            Escorregou nos Santinhos
            O aposentado Carlos de Oliveira, de 71 anos, passou por uma cirurgia no final da tarde da ultima segunda-feira (8), por ter fraturado o quadril depois de escorregar em "santinhos" no domingo (7).

            Derrota leva cantor ao hospital
            Com pouco mais de 12 mil votos, o cantor Agnaldo Timóteo não conseguiu se eleger ao cargo de vereador na Câmara Municipal de São Paulo e, assim que soube da derrota, começou a passar mal e procurou atendimento médico.

            Candidatos Mortos no dia da Eleição
            O candidato a prefeito José Wilde Vieira Bringel (PT) de Penaforte, no Ceára, e o candidato a vereador  Domingos Gomes da Rocha (PC do B), em Richão das Neves, na Bahia,  morreram neste domingo (7),  após a apuração dos votos.
            José Wilde teve uma parada cardíaca em casa na madrugada do Domingo (7), véspera da eleição. Segundo a família, o médico do candidato recomendou repouso, mas Wilde fez questão de fazer campanha no sábado (6), dia anterior às eleições. “O médico recomendou descanso, mas político em época de eleição não se ‘aquieta’". Disse um familiar.  Mesmo após sua morte o candidato ainda recebeu 1.681 votos. A eleição foi vencida por Luiz Celestina que conseguiu 4.001 votos. Se os votos de José Wilde fossem suficientes para se eleger, o vice dele na chapa para prefeitura de Penaforte Zé de Taxim, teria assumido. O município fica na região do Cariri, Sul do Ceará.
            Vereador morreu comemorando a vitória
            Eleito neste domingo para a Câmara dos Vereadores de Riachão das Neves, o candidato Domingos Gomes da Rocha, o Dominguinhos da Morosa (PCdoB), morreu após a divulgação do resultado do pleito. De acordo com o diretório municipal do partido na cidade, Rocha sofreu um infarto quando comemorava a eleição para vereador.
            "Depois do resultado, ele foi para o povoado de Morosa para comemorar a vitória e, quando chegou lá, houve uma pequena briga. Ele tentou apaziguar mas, na confusão, passou mal e sofreu um infarto fulminante", contou a presidente do PCdoB na região, Rosângela Bonfim.
            Dominguinhos da Morosa foi um dos 11 candidatos eleitos na cidade de Riachão das Neves, que possui 17.177 eleitores. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele recebeu 274 votos. Com sua morte, o suplente Fábio Dias, também do PCdoB, assumirá a vaga na Câmara dos Vereadores.
            Eleitos pela idade
            Em duas cidades brasileiras, o critério de desempate para prefeito foi a idade. Em Bananal (SP), Peleco (PSDB) e Mirian Bruno (PV) somaram 1.849 votos cada, mas Miriam é quem foi eleita. O caso se repetiu em Balsa Nova (PR), com Marcos Antonio Zanetti (PDT) e Luiz Cláudio Costa (PMDB) que somaram 3.869 votos - Luiz Costa foi eleito por ser mais velho.

            Vantagem de 1 voto
            Disputas acirradas ocorreram em Exu (PE), onde Léo Saraiva (PTB) foi eleito com vantagem de apenas 1 voto: 10.023, contra 10.022 de Jaílson Bento (PSB). Mesma diferença foi verificada em Correntes-PE - Edimilson da Bahia (PSB) recebeu 4.621 votos, e Júnior (PR), 4.620. Em Caiçara (PB), Cícero (PSB) recebeu 2.736 votos, contra 2.735 de Bola (PMDB).

            Derrota em apenas uma zona eleitoral
            Reeleito prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) só foi derrotado em uma zona eleitoral da cidade. Ele ficou atrás de Marcelo Freixo (PSOL) na 16ª zona eleitoral, em Laranjeiras. Freixo somou 15.904 votos, ou 48,26% dos válidos. Paes ficou com 14.404 votos (43,71%).

            Como uma deusa
            Famosa pela música "Como uma deusa", a cantora Rosana (PC do B) fracassou em sua tentativa de ser eleita vereadora no Rio de Janeiro. Ela conseguiu apenas 319 votos na eleição deste domingo.

            Candidato A Onde É
            O candidato A Onde É (PTC), apelido usado por Antonio Farias de Sousa nas eleições, foi um dos 43 vereadores eleitos em Fortaleza (CE). A Onde É recebeu 6.042 votos.

            PSOL elege o primeiro prefeito da história do Partido
            Sete anos após ser registrado pela Justiça Eleitoral, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) elegeu no domingo (7) seu primeiro prefeito. Com 6.796 votos, o equivalente a 44,26% dos votos válidos, Gelsimar Gonzaga venceu a disputa pela Prefeitura de Itaocara, no Rio de Janeiro.

            Morador de rua é o vereador mais bem votado
            Ex-morador de rua é  eleito vereador com maior número de votos em Varginha, Sul de Minas Gerais. Adilson Bboy se filiou ao PR com o apelido de "Pé de Chumbo" e conseguiu 2.863 votos.

            Lixo jogado em frente à Câmara
            Eleitores de Santa Bárbara D'Oeste (SP), irritados com a sujeira no último domingo (7), recolheram os panfletos políticos do chão e despejaram tudo em frente à Câmara da cidade.

            Criança morre durante comemoração
            Menina de 4 anos morreu depois de ser atingida na cabeça por um rojão. A família comemorava  o resultado das eleições em um clube em Porto Velho, Rondônia, quando um dos fogos de artifício atingiu Jamili Souza da Silva, que caiu na piscina e morreu.

            Ex-BBB e musa do Brasileirão não se elegem
            A ex-BBB Tatiane Franklin do Nascimento Barbosa, conhecida como Pink (DEM), fracassou em sua tentativa de conseguir uma cadeira na Câmara de Vereadores do Recife (PE). A candidata do Democratas obteve 2.374 votos. Em Jaboatão dos Guararapes (PE), Wanessa Mattos (PSD), eleita musa no Brasileirão 2009, conseguiu 112 votos e também ficou de fora.

            Professora do Youtube
            Conhecida como "Professora do Youtube", a professora estadual Amanda Gurgel (PSTU) foi eleita a vereadora mais bem votada da história de Natal (RN). Foram exatos 32.819 mil votos, o equivalente a 8,59% dos votos válidos.

            Prefeito colombiano
            O candidato do PP Carlos Amastha, empresário colombiano do ramo de shoppings que se naturalizou brasileiro, foi eleito prefeito de Palmas, capital do Tocantins. Amastha obteve 59.680 votos (49,65% do total). Marcelo Lelis ficou em segundo, com 51.979 votos (43,24%).

            Irmãos Disputaram eleição para prefeito
            A disputa envolvendo dois irmãos na eleição para prefeito de Casserengue (PB) foi decidida por uma diferença de apenas 152 votos. Carlinho (PSD) obteve 2.208 votos, ou 51,78% dos válidos, contra 2.056 de seu irmão Orlando da Galinha (PSDB).

            Nomes quase iguais
            Após provocarem confusão por causa da semelhança de seus nomes, os candidatos Silvânio Barbosa (PSB) e Silvania Barbosa (PPS) se elegeram para a Câmara Municipal de Maceió (AL). Silvânio recebeu 10.321 votos, sendo o segundo mais votado na eleição. Silvania conquistou uma vaga com 4.631 votos.

            Mulheres eleitas
            O número de mulheres eleitas para as prefeituras no 1º turno aumentou 31,5% nestas eleições em relação ao 1º turno de 2008, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas uma candidata se elegeu prefeita de capital, Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista. O percentual de candidatas do sexo feminino também aumentou, crescendo 21,3% neste ano, em relação a 2008.

            Prefeitos aos 21 anos
            Segundo o TSE, o prefeito eleito mais novo é Pacheco Neto (PSD), de Chaval (CE), com 21 anos de idade. Os outros mais novos, eleitos também com 21 anos, são Valéria do Manin (PR), de Araioses (MA), Pinheirinho (PP), de Ibirité (MG), e Divaldo Soares (PSDB), de Viçosa do Ceará (CE).

            Vereadora diz que doará salário
A professora aposentada Eleika Bezerra (PSDC), de 69 anos, eleita vereadora em Natal pela primeira vez neste domingo (7), reafirmou o compromisso registrado em cartório e garante que doará seu salário na Câmara Municipal para instituições de caridade. Hoje, um vereador em Natal ganha salário bruto de R$ 15.019,00.

            Prefeito Padre
            O município de Maués, a 356 km de Manaus, vai ter, a partir do dia 1º de janeiro de 2013, o primeiro prefeito padre do Amazonas. O candidato Padre Carlos (PT) venceu a disputa majoritária em Maués com 7.621 de votos (35,17%), com mais de 10% de folga para o segundo colocado, Júnior Leite (PDT), que teve 5.438 votos (25,09%), de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.

            Delegado do caso Eliza Samudio
            O delegado Edson Moreira, que esteve à frente das investigações sobre a morte e o desaparecimento da ex-namorada do goleiro Bruno Fernandes, Eliza Samudio, foi eleito vereador em Belo Horizonte. Candidato à Câmara Municipal pelo PTN, ele foi o terceiro mais votado na capital mineira, com 10.532 votos.

            Super-heróis fracassam nas eleições
            Usar nomes de super-heróis nas urnas não trouxe sorte para vários candidatos. Batman, Super-Homem, Wolverine, Mulher Maravilha, Hulk, Flash e outros ficaram distantes de se eleger vereador pelo país.

             Novos municípios
            A partir de 1º de janeiro de 2013, o Rio Grande do Sul passará a ter 497 prefeitos. Pinto Bandeira, na Serra, é o mais novo município do estado. Após quase duas décadas de disputa pela emancipação, a cidade conseguiu eleger um prefeito pela segunda vez. João Pizzio (PDT) foi candidato único e recebeu 73,61% dos votos válidos entre os pouco mais de 2,2 mil eleitores. A nova cidade, antes distrito de Bento Gonçalves, tem cerca de 2,5 mil habitantes.
            O pleito deste último domingo também foi histórico para os municípios de Balneário Rincão e Pescaria Brava, em Santa Catarina. As duas cidades tiveram, pela primeira vez, eleições para prefeito e vereador. Foram eleitos um prefeito em primeiro turno e nove vereadores em cada município.

            69 Dilmas se Candidataram
            Das 69 candidatas a vereadora que usaram o nome de "Dilma" na urna nas eleições municipais, apenas duas foram eleitas. Em Pedra Mole (SE), Dilma (PMDB) foi eleita com 176 votos e terminou em quinto entre os candidatos mais votados na cidade sergipana. Outra candidata chamada Dilma (PRB) foi eleita em Mirangaba (BA).

            Eleitor vota no lugar de outro
Um eleitor de Goiânia afirma que outra pessoa votou no lugar dele no domingo, nas eleições para prefeito e vereador, mesmo com o sistema de verificação digital. O fato aconteceu em uma escola do Setor Bela Vista, na região sul da capital. Ele acabou votando no lugar de outro eleitor, que tem o nome parecido com o dele, com o aval do presidente da seção eleitoral.

            Prefeitos entre 46 e 65 anos
Dos 5.512 prefeitos eleitos em 1º turno no país, o grupo que tem entre 46 e 65 anos forma a maioria, representando 55,53% do total. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos desta faixa etária venceram a disputa em 3.061 cidades. Essa faixa etária também foi responsável pelo maior número de candidatos ao cargo de prefeito, com 8.510 candidaturas, ou 56,25% do total.

            22,7 milhões não votaram
            Com quase 100% dos votos apurados no 1º turno destas eleições, 22,73 milhões de eleitores não compareceram às urnas para escolher um candidato, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o nível de abstenção no país chegou a 16,41% dos 138,5 milhões de eleitores do país.
Do G1 e Internet

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.