Carlos Gaguim é condenados a oito anos de inelegibilidade

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em unanimidade condenou o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) e o radialista Jefferson Agamenon a oitos anos de inelegibilidade. Os dois são acusados de usar um veículo de comunicação público para fazer propaganda política de forma irregular em 2010.

O procurador geral Rodrigo Luiz Bernardo Santos pediu que a decisão decretada em 8 de agosto fosse mantida, pois, segundo Rodrigo, o jornalista “sem a menor preocupação em parecer imparcial, buscar influenciar a população que pretendia se informar sobre os acontecimentos políticos do Estado” em favor do, na época, candidato a governador do Tocantins”.

José Ribamar Mendes Júnior, relator do caso, disse que ficou provado o abuso político e pediu um prazo de oitos de inelegibilidade para ambos os acusados, mudando a decisão anterior que tornava Carlos Gaguim e Jefferson Agamenon inelegíveis por três anos.

Entenda
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) diz que o jornalista Jefferson Agamenon, em um programa de uma rádio pública  de Palmas, referiu-se no período entre 19 de janeiro a 2 de outubro e 2010 a Gaguim, com o fim de beneficiar o candidato que naquela época era concorria ao cargo de Governador do Tocantins.

Segundo a Procuradoria, "ao invés de se ater a comentários políticos imparciais e serenos, baseados em fatos, Agamenon partiu para a propaganda política explícita em favor de Gaguim, chegando ao ponto de, no momento crucial da campanha, durante os dias 30 de setembro e 2 de outubro, pedir votos a seu candidato".

O Norte

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.