Quem Assume a Prefeitura em Angico-TO?

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Faltando apenas 15 dias para a diplomação dos novos eleitos, a cidade de Angico segue com situação indefinida de quem será o prefeito.

Na tentativa de furar o bloqueio imposto pela lei da ficha limpa de tirar os políticos com contas sujas ou condenados na justiça, o atual prefeito Deusdete Borges Pereira, mais conhecido como "Nêgo D'água", que se enquadra nesta lei, tentou de todas as formas não perder o comando da prefeitura depois que sua candidatura foi impugnada no TRE, por ele ter tido suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins em caráter definitivo. O TCE teria aferido irregularidades insanáveis consistente na prática de ato doloso de improbidade administrativa.
            Primeiro o prefeito Nêgo D'água tentou colocar uma mulher de nome Nena Maria dos Santos como candidata em seu lugar, porém, esta também estava com problemas na justiça e a Lei da Ficha Limpa novamente entrou em ação. Em sua ultima tentativa desesperada de se manter no poder, o prefeito registrou então em seu lugar um senhor de nome José Otacílio da Rocha Ferreira, conhecido no município pela alcunha de "Chibatinha", este é bastante conhecido em Angico por ser o frentista do único posto de combustível do local e concorreu com a candidatura pendente de julgamento.
            Chibatinha não precisou se quer subir em cima do palanque para pedir votos, já que o mentor de sua candidatura "Nego D'água" estava no comando de tudo e no ultimo comício se quer autorizou seu sucessor a subir no palanque e pedir votos. De acordo vídeos gravados no ultimo comício feito pela Coligação "União e Trabalho", Deusdete pedia votos como se fosse para ele próprio, numa tentativa de ludibriar o eleitor sem explicar que ele já teria renunciado a candidatura e colocado "Chibatinha" em seu lugar.
            Como faltou prazo para julgar a candidatura de José Otacilio, e as eleições já estavam próximas, a eleição ocorreu normalmente com os eleitores votando no atual prefeito e como realmente aparecia a foto dele na urna, poucas pessoas sabiam da farsa que estava acontecendo nos bastidores.
            No resultado oficial divulgado pelo TSE, o candidato de oposição ao atual prefeito Fernando Medrado (PSB) da coligação "Novos Rumos Para um Angico Melhor", foi o eleito com 986 votos, sendo que a dupla Chibatinha/Nego D'água tiveram seus votos anulados.
            Com o resultado da eleição a briga foi parar na justiça, já que Nego D'água conseguiu vencer a disputa através de seu laranja Chibatinha que alcançou 1.310 votos, vencendo com uma diferença de 324 votos.
            Durante o desenrolar do processo, Deusdete Borges e José Otacílio foram convocados a depor perante o juiz eleitoral, e por incrível que pareça o candidato eleito "Chibatinha", durante interrogatório, ao ser perguntado pelo juiz se era filiado o mesmo respondeu que sim "ao 11", mas, não se recorda o nome do partido. Durante o depoimento José Otacílio disse ainda que no comício do dia 4 antes da eleição Deusdete discursou pedindo voto para o "11", e não comunicou aos presentes que não era mais candidato e que também não informou que havia sido substituído por ele "Chibatinha".
            José Otacílio relatou ainda no depoimento que assistiu ao ultimo comício da coligação junto aos demais, ou seja, do chão, e não subiu ao palanque, e que também não recordava a data que foi protocolado o pedido de registro de sua candidatura, e que no dia da reunião com os representantes dos partidos coligados, não houve disputa entre ele e qualquer outra pessoa no momento em que foi decidida a substituição, sendo ele a única pessoa indicada. Chibatinha explicou ainda que não se recordava á quanto tempo era filiado ao partido do qual ele não sabe nem o nome, só sabia que era a mais de quatro anos.
            Em sua defesa Deusdete Borges disse em juízo que não comunicou ao público presente no ultimo comício da coligação porque no dia o pedido de candidatura de Chibatinha ainda não havia sido protocolado, e que no dia da eleição ele "Deusdete" visitou todos os locais de votação, com exceção da seção 102 localizada no Povoado Ribeirão Manso.
            Nego D'água confessou ainda que durante o processo de sua substituição não apresentou José Otacílio como seu candidato substituto, e que o comício foi realizado após a lavratura da ata da reunião que foi decidida a substituição dele por "Chibatinha", e que no comício pediu voto somente para o "11", ou seja, para a coligação, que nesta oportunidade José Otacílio, apesar de já ter sido escolhido em convenção não foi apresentado aos eleitores como candidato.
            Em outro trecho de seu depoimento o prefeito Deusdete informou que durante as visitas aos locais de votação as pessoas vinham cumprimentá-lo como gestor municipal, e que não sabia informar se estas pessoas imaginavam que ele "Deusdete", ainda era candidato.
            Agora fica a mercê da justiça sobre o futuro de Angico, pois é da sabedoria de todos que este senhor José Otacílio ou "Chibatinha", está sendo usado como um super laranja para driblar a "Lei da Ficha Limpa", e esta indefinição quanto a eleição deverá se arrastar por algum período até que se saiba quem realmente vai comandar a prefeitura.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.