Clube da Troca Solidária é realizado em Aragominas

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O Governo do Estado, por meio da Setas - Secretaria doTrabalho e da Assistência Social, realizou na última sexta-feira, 07, o Clube da Troca Solidária no Assentamento Vitória Régia em Aragominas, região Norte do Estado.

No evento, cerca de mil famílias foram beneficiadas com o Clube da Troca Solidária. Os participantes puderam fazer a troca de produtos como: polpas de frutas, galinhas, porcos, queijo, farinha, entre outros produtos.

Um dos produtores beneficiados pelo Clube foi João Benicio, do Assentamento Vitória Régia, que trouxe um animal de sua própria criação em troca levou gêneros alimentícios não perecíveis. “Esse projeto veio nos trazer a oportunidade de reabastecer as nossas dispensas, valorizando a nossa produção”, afirmou o beneficiário Benicio.

O presidente da Associação do Assentamento Vitória Régia, João Leite, fez questão de participar do Clube, na pesagem dos alimentos. De acordo com João Leite, a ação vem valorizar o homem do campo. “Muita coisa que é produzida aqui, é consumida aqui mesmo. Muitos produtos podem beneficiar outras comunidades, a ação da Setas vem incentivar e trazer novas perspectivas aos assentados”, afirmou o presidente.


Clube da Troca Solidária

Um comércio onde a moeda não é o real. É assim que funciona o Clube ou as feiras de Troca Solidária. Nesses espaços, onde os pequenos empreendedores disponibilizam uma grande variedade de produtos para o comércio, além de funcionar como canal para o escoamento da produção, é possível desenvolver relações de cooperação, solidariedade, mutualidade com as famílias oriundas de programas sociais, comunidades tradicionais e assentados associados/cooperados, além de igrejas.

No Tocantins, essa permuta solidária tem promovido a auto-sustentabilidade, o incentivo à produção e ao consumo, fatores de enriquecimento e inclusão dos indivíduos.

Foto: DivulgaçãoFonte: Edson SantosPostador: Thayanne Karoline

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.