Mesmo sem convite, vereadores comparecem ao Agenda Tocantins

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A sessão desta terça-feira, 27 na Câmara Municipal de Araguaína, começou uma hora mais tarde, a razão do adiamento da reunião se deu pelo fato de a maioria dos vereadores comparecerem ao evento Agenda Tocantins, que acontece durante todo o dia de hoje no auditório do Instituto Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

Ontem, 26, o presidente da Câmara Municipal, Elenil da Penha (PMDB), havia anunciado aos demais parlamentares de que o Legislativo não havia recebido um convite formalizado do governo do estado para comparecer ao evento e por isso, a Câmara Municipal teria suas atividades realizadas normalmente. (Leia mais)

No entanto, mesmo sem receber um convite formal, os vereadores decidiram nessa manhã comparecer à solenidade de abertura.

A chegada de Siqueira
O governador Siqueira Campos (PSDB), desceu no aeroporto de Araguaína, por volta das 8h00min da manhã. Entre as autoridades o aguardavam no aeroporto, estavam os vereadores da base aliada do governo, Gerônimo Cardoso (PMDB), Terezona (PR), Gipão (PR) e Cleudo Negão (PSDB), o chefe de gabinete do Município, Heltinho Dantas e o prefeito Valuar Barros (DEM). Ainda segundo fontes, Siqueira não cumprimentou os parlamentares da base aliada na Câmara.

Dágila Veras
PORTAL O NORTE 
READ MORE - Mesmo sem convite, vereadores comparecem ao Agenda Tocantins

Incra e UFT iniciam regularização de quilombolas - Serão beneficiados os remanescentes de quilombolas de Cocalinho, Dona Jucelina, Pé do Morro, Santa Maria das Mangueiras, São Joaquim e Lajinha

O Incra e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) iniciam nesta terça, 27, os trabalhos de elaboração do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) de seis comunidades quilombolas no Tocantins.

Técnicos das duas instituições vão se reunir no Campus da Universidade em Tocantinópolis, região norte do Estado, para definir os procedimentos e os prazos para elaboração conjunta dos relatórios das comunidades.

Serão beneficiados os remanescentes de quilombolas de: Cocalinho (Santa Fé do Araguaia), Dona Jucelina (Muricilândia), Pé do Morro (Aragominas), Santa Maria das Mangueiras (Dois Irmãos do Tocantins), São Joaquim e Lajinha (Porto Alegre do Tocantins).

A parceria entre as instituições é resultado de acordo de cooperação técnica, firmado em junho. A Universidade vai disponibilizar antropólogos, que juntamente com servidores do Incra, serão responsáveis pela elaboração dos relatórios técnicos de seis comunidades reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares.

Entenda a regulação


O RTID é o documento que determina a área do território de cada comunidade quilombola. É elaborado por equipe multidisciplinar composta por antropólogo, engenheiro agrônomo, fiscal de cadastro, topógrafo e outros profissionais, que realizam estudos com o objetivo de identificar a origem, as tradições, a história, os costumes e o território a ser titulado.

Após a conclusão, cada relatório é publicado no Diário Oficial da União para dar conhecimento e publicidade aos interessados. Os proprietários de imóveis rurais localizados na área delimitada pelo RTID são notificados e terão prazo para contestar o documento. Encerrada a fase de defesa e julgamento das contestações, será publicada portaria de reconhecimento do território quilombola, que permitirá a publicação posterior de decreto presidencial com autorização para desapropriação dos imóveis rurais localizados na área de abrangência de cada território. Concluídas as desapropriações dos imóveis rurais, o Incra realizará a titulação do território em nome de cada comunidade. (Do Incra)
READ MORE - Incra e UFT iniciam regularização de quilombolas - Serão beneficiados os remanescentes de quilombolas de Cocalinho, Dona Jucelina, Pé do Morro, Santa Maria das Mangueiras, São Joaquim e Lajinha

Agenda Tocantins, um projeto ineficiente e milionário

Acontece logo mais, a partir das 8 hs da manhã dessa terça-feira, 27, no auditório do ITPAC em Araguaína, a 8ª edição do Fórum do Agenda Tocantins. O projeto custou aos cofres do estado o valor de 2, 2 milhões de reais e o contrato foi firmado com a Organização Jaime Câmara sem licitação.
Teoricamente, o Agenda Tocantins tem por finalidade ouvir a população para saber as necessidades dos tocantinenses, e a partir das informações o governo elaborar o PPA (Plano Plurianual) para direcionar os investimentos entre 2012 e 2015. Na prática o projeto não atinge os objetivos, apenas tem um gasto milionário de dinheiro público e finge ouvir a população, um evento ineficiente.
A falta de transparência e incompetência do estado
O evento contraria o princípio da administração pública ao dispensar a licitação, mas o governo alegou que contratou a OJC por ter experiência. Todavia surgem questionamentos: porque contratar um veículo de comunicação para realizar os trabalhos de responsabilidade do governo? Para especialista, a terceirização de serviços públicos revela a incompetência do estado em administrar. Porque ouvir a população, se na época da eleição o governo dizia estar preparado para administrar o estado por saber as necessidades da população?
A ineficiência do projeto
Apesar do objetivo ser o beneficiamento da comunidade, mas a forma que o projeto é realizado não permite a interação da comunidade. Primeiro porque os dados e informações públicas ficam exclusivamente com a OJC e são divulgadas através de um encarte no Jornal do Tocantins e não chega a 3% da população do estado. Ainda vale ressaltar que para ser ter acesso as informações, a comunidade precisa comprar o jornal ou fazer a assinatura pela internet. São dados públicos e todos os veículos de comunicação têm o direito de divulgar as informações.
Todos os fóruns que visam ouvir a comunidade precisam ter reuniões prévias e um trabalho com a comunidade no sentido de reunir os grupos sociais como igrejas, associações e movimentos estudantis para elaborar as prioridades da região e depois os representantes da comunidade levar as demandas para o debate técnico. Mas no Agenda Tocantins não existe esse processo, as reuniões são realizadas sem nenhuma preparação e a data do evento é mantida em sigilo até 5 dias antes da realização.
As evidências de protestos
Em Araguaína, havia rumores de um protesto da comunidade e alguns veículos de comunicação que estavam se preparando para tecer duras críticas ás ilegalidades do Agenda Tocantins, mas o secretário de comunicação visitou a cidade 5 dias antes do evento, distribuiu pacotes publicitários para alguns veículos de comunicação e o projeto se tornou “legal” para eles; os ânimos se acalmaram e tudo deve acontecer em alinhamento entre a ideologia do governo e sua reprodução por boa parte da mídia institucional araguainense.
Não precisa ser adivinho, mas após o investimento em publicidade em Araguaína, a imagem de Siqueira Campos deve se transformar do atropelador da lei para a de um bom Samaritano. E como diz os sociólogos, a reprodução e manutenção das classes sociais continuam; a dominante sempre explorando a dominada. Sem perspectivas de mudanças ou transformações.

Fonte: Araguaina Noticias
READ MORE - Agenda Tocantins, um projeto ineficiente e milionário

Estranho: Governo não convida Câmara para participar do Agenda Tocantins

Nesta terça-feira, 27, acontece o 8º Fórum do Agenda Tocantins em Araguaína. O evento será realizado no auditório do instituto presidente Antônio Carlos (ITPAC) e tem como objetivo discutir juntamente com a sociedade, as reais necessidades da região Norte do Estado e sua realização abrangerá cerca de 18 municípios circunvizinhos.


O evento contará com a presença do governador Siqueira Campos (PSDB) e demais autoridades estaduais bem como secretários e também especialistas.

Temas em debate
Durante o Fórum, estarão dispostos sete grupos de debates com os seguintes temas respectivamente: a Produção, a Infraestrutura, a Saúde, a Segurança e Cidadania, o Desenvolvimento Ambiental e Sustentável, o Conhecimento e Inclusão Social, e a Gestão Pública.

Sem convite
Apesar de o Governo do Estado ter investido na divulgação do convite estendido para toda a sociedade, ao final da sessão desta segunda-feira, 26, na Câmara Municipal de Araguaína, o vereador e presidente da Casa, o peemdidebista Elenil da Penha, principal aliado do ex-governador Marcelo Miranda em Araguaína, ressaltou que a Câmara, constituída por onze legítimos representantes do povo araguainense, não foi convidada oficialmente pelo Governo a se fazer presente no evento.

Na oportunidade em que o presidente informava aos demais colegas, Elenil fez questão de destacar que aguardava o recebimento do convite e pretendia subdividir os vereadores em duplas para participarem dos grupos de debates no evento.

Dada as circunstâncias, Elenil explica: “Teremos sessão normalmente em função de não termos recebido até o presente momento um convite oficial”, disse o vereador ressaltando: “Era importante que a Câmara como um poder constituído, recebesse um convite oficial para que pudéssemos assim suspender as sessão para participar ativamente das discussões”.

Desprestígio?
Questionado se houve desprestígio por parte do Executivo estadual relativo aos parlamentares do município, Elenil destaca: “O maior prestígio do poder tem que ser com a população. Neste caso, pode ter sido falta de comunicação, mas não sei o que basicamente ocorreu, o que posso dizer é que a Casa vai continuar fazendo o seu trabalho normalmente”.
READ MORE - Estranho: Governo não convida Câmara para participar do Agenda Tocantins

Marcelo chama atenção para Rced contra Siqueira e diz ter orgulho de ter derrotado grupo duas vezes

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Em encontros do PMDB neste final de semana o ex-governador Carlos Gaguim disse que o partido se fortalece a cada dia, consolidando suas bases, e pré-candidaturas a prefeitos e vereadores em 2012. “O PMDB trabalha 2012 pensando em 2014, porque o PMDB já tem o seu candidato a governador, o seu nome é Marcelo Miranda, e para o senado coloco meu nome a disposição do partido”, disse.
 Gaguim agradeceu os votos obtidos na região e aproveitou para pedir votos para o deputado federal Junior Coimbra para o diretório regional do partido.
Já o ex-governador Marcelo Miranda iniciou sua fala afirmando que o PMDB teve a oportunidade de governar este estado por três vezes. “Fomos vitoriosos em vários embates, mas também tivemos algumas dificuldades em outros, mas aqueles que achavam que me intimidariam com a minha cassação, enganaram-se, porque o povo está nas ruas falando o nosso nome, lembrando nossas obras, nosso governo, graças a Deus por isso! Até hoje nunca falei sobre RECED, mas hoje vou falar, quando governador alguns meios de comunicação no estado, noticiava a todo momento, o RECED contra mim, mas hoje o atual governador também sofre um RECED e não se vê aquelas mesmas emissoras noticiar nada, será por quê? Mas quero conclamar a todos os lideres, que comecem a cobrar destas emissoras o mesmo tratamento em relação ao RECED”, frisou.
O Rced está sob análise do Ministro Arnaldo Versiani. “Agora ele tem o mesmo RECED, do mesmo Estado, com réu diferente, a decisão está com ele, que na época o réu atual foi o favorecido. Os processos, contra mim, só tem um objetivo, inviabilizar qualquer projeto político meu no futuro, mas quero dizer aos companheiros que serei sim candidato algum dia, mas quero ser sem ódio sem rancor, porque a população tocantinense é superior a tudo isso que estou passando hoje”, disse.
Para Marcelo, o partido está fortalecido na gestão do  deputado federal Junior Coimba. O PMDB,na opinião do ex-governador, foi o partido que mais contribuiu para o Estado. “Para finalizar tenho muito orgulho de derrota-los por duas vezes nas urnas, mesmo que no momento não esteja exercendo o mandato que o povo tocantinense me deu através das urnas, mas que eles me tiraram no tapetão e não através do voto o sinônimo da democracia”, lembrou.
Junior Coimbra apenas agradeceu a presença de todos aos encontros, pediu voto para sua candidatura a eleição do diretório e afirmou que o PMDB vem fortalecendo os diretórios municipais oxigenando os lideres para as próximas eleições. (Da Redação com informações da Assessoria do PMDB)
READ MORE - Marcelo chama atenção para Rced contra Siqueira e diz ter orgulho de ter derrotado grupo duas vezes

Empresário Pedro Iran sobrevive a acidente aéreo no Tocantins

Por volta das dez horas deste domingo, 25, o piloto do helicóptero da Empresa PIPES, de Carolina, fez um pouso forçado da aeronave a aproximadamente 40 quilômetros da cidade de Tupiratins, no Tocantins. O empresário Pedro Iran Pereira Espírito Santo (foto), o piloto, um mecânico da PIPES e mais um passageiro sobreviveram ao acidente e passam bem.
Por telefone, Pedro Iran informou ao Maranhão News que o piloto foi muito ágil e conseguiu evitar um acidente mais grave. “Foi apenas um pouso forçado próximo ao rio Manoel Alves Pequeno. Estamos todos bem”, disse.
O empresário não falou sobre o problema que ocasionou o acidente, mas adiantou que o helicóptero sofreu alguns danos.
Não se tem ainda informações sobre problema que ocasionou acidente com aeronave.
READ MORE - Empresário Pedro Iran sobrevive a acidente aéreo no Tocantins

Prefeito de Carmolândia, acusado de desviar 1 milhão de reais, pode perder o mandato

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, ofereceu ao Tribunal de Justiça do Tocantins, denúncia contra o Prefeito de Carmolândia, João Holanda Leite
A denúncia também foi oferecida em desfavor do ex-secretário de administração e presidente da comissão de licitação do Município, Ivo Barreto Rodrigues; do ex-secretário de finanças, Rodrigo Lemes de Menezes; do ex-contador, Santino Rodrigues, e também contra o contador Shirlenylson Barbosa Ribeiro.
A medida foi tomada em virtude de irregularidades na prestação de contas do Município, as quais já ensejaram Ações Civis Públicas, nos anos de 2009 e 2010, por ato de improbidade administrativa. De acordo com a denúncia, os acusados praticaram dispensa ilegal de licitação, falsificação e uso de documentos falsos e causaram dano ao erário ao desviar verbas públicas em proveito próprio.
Conforme a denúncia, as notas fiscais comerciais forjadas em Imperatriz (MA) somam R$ 17.982,80 e foram utilizadas para comprovação de despesas junto ao Tribunal de Contas. Apurou-se ainda que, com auxílio do servidor responsável pela contabilidade, o Prefeito teria desviado R$ 157.262,72, sob a justificativa de que as notas fiscais teriam desaparecido. Houve ainda o pagamento de várias parcelas de empréstimos bancários sem que os descontos em folha de pagamento fossem realizados. Os valores totalizam R$ 15.968,54.
Outro fato comprovado no processo é que o Prefeito de Carmolândia comprou, com dinheiro público, 20 cabeças de gado para sua fazenda particular ao custo de R$ 20.000,00. Consta ainda, nas investigações, que o gestor repassou indevidamente à Associação Tocantinense dos Municípios um total de R$ 36.135,76 no intuito de beneficiar pessoas ainda não identificadas. No que se refere à dispensa de licitação, os prejuízos chegam a R$ 1.086.500,41 (um milhão, oitenta e seis mil, quinhentos reais e quarenta e um centavos).
Com base nas provas produzidas pelo Ministério Público Estadual e investigação paralela da Delegacia Estadual de Investigações Criminais Complexas (DEIC), o Tribunal de Justiça autorizou busca e apreensão, bem como a prisão cautelar de João Holanda Leite no dia 19 de julho deste ano. Após quase um mês da prisão do gestor, o MPE se manifestou favorável à revogação da prisão preventiva, proposta pela defesa do envolvido, por entender que o réu poderia responder o processo em liberdade já que as investigações já estavam concluídas e não havia mais riscos dele prejudicar o inquérito.
Na denúncia, a Procuradoria Geral de Justiça requer que João Holanda Leite e demais envolvidos sejam condenados criminalmente de acordo com os atos cometidos por cada um e que o Prefeito permaneça afastado do cargo. Caso seja condenado, João Holanda pode perder o cargo em definitivo, ficar inabilitado de exercer função pública por cinco anos e pegar até 14 anos de reclusão.
READ MORE - Prefeito de Carmolândia, acusado de desviar 1 milhão de reais, pode perder o mandato

Beneficiários dos Pionerios Mirins Recebem Bicicletas em Aragominas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

                   O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Pioneiros Mirins de Apoio à Criança e ao Adolescente, entregou na quarta-feira, 21, bicicletas aos beneficiários do Programa Pioneiros Mirins.
A ação, que conta com a participação da Secretaria da Educação quanto ao apoio logístico, ocorreu no Colégio Estadual Getúlio Vargas. O evento contou com a participação do Diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas Robson Martins Rezende, o Prefeito Municipal Antonio Mota, o Vice-Prefeito Antonio Libânio o vereador Antonio do Aquilo e outras autoridades municipais fizeram a entrega das bicicletas que foram enviadas pelo Governo do Estado ao todo, foram contempladas 130 crianças cadastradas no Pioneiros Mirins em Aragominas TO.
READ MORE - Beneficiários dos Pionerios Mirins Recebem Bicicletas em Aragominas

Doações do Leilão Pecuária Solidária ajudam entidades filantrópicas a melhorar atendimento no Tocantins

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

As doações e trabalhos voluntários também são a única fonte de renda para manter o programa Mãe de Leite

Entidades beneficiadas com doações arrecadadas durante o Leilão Pecuária Solidária, que terá segunda edição no dia 15 de outubro, em Palmas, utilizam os recursos para ampliar projetos e melhorar o atendimentos a famílias carentes no Tocantins. Uma delas, a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Paraíso do Tocantins, por exemplo, espera com o evento deste ano dar mais um passo para concretizar o sonho da construção da sede própria, que propiciará mais comodidade e melhor atendimento aos beneficiados. “Usaremos os valores recebidos da edição passada para dar início às obras na próxima semana. E, com o montante deste ano, pretendemos avançar na realização desse sonho”, diz a presidente da entidade, Marta Correia Lopes. No evento passado, os núcleos da entidade em Gurupi e Paraíso receberam, cada, R$ 32,5 mil.

Fundada em 2004, a Liga em Paraíso atende atualmente 160 pacientes, que recebem alimentação especial, doações de cestas básicas, remédios e até mesmo orientações e encaminhamentos na obtenção de direitos. “Doações como essa iniciativa iluminada por Deus que é o Leilão Pecuária Solidária são fundamentais para as entidades, que na maioria sobrevivem exclusivamente disso”, declarou a presidente, que conta ainda com doações de leilões realizados na região de Paraíso para manter as atividades.

As doações e trabalhos voluntários também são a única fonte de renda para manter o programa Mãe de Leite, de uma ONG fundada em 2001. Hoje, são 2 mil crianças beneficiadas com doação de leite em pó em todo o Tocantins. “A maior parte dos recursos que recebemos do 1º Leilão Pecuária Solidária foi responsável praticamente pela manutenção de todo trabalho em 2010. Por isso, iniciativas como essas deveriam ser repetidas por outros segmentos pois dão resultado e trazem benefícios magníficos nos aspectos sociais”, disse a diretora tesoureira da entidade, Rayley Campos Luzza.

O 2º Leilão Pecuária Solidária será realizado dia 15 de outubro, no Parque de Exposições de Palmas, com transmissão do AgroCanal. Segundo o promotor do evento, o leiloeiro Eduardo Gomes, trata-se de um leilão exclusivo de doações. Quem comprar no leilão poderá efetuar o pagamento até o dia 10 de dezembro e a entrega dos valores acontece no dia 17 de dezembro.

Doações

As entidades beneficiadas são: Ligas Femininas de Prevenção e Combate ao Câncer – (Gurupi, Paraíso e Palmas), com 02 Cotas; Associação dos Amigos Portadores de Câncer (Araguaina); Programa Mãe de leite; Projeto Sementinhas do Amor – (Palmas); Fazenda da Esperança (Lajeado e Porto Nacional); Creches Maria Madalena e Irmã Dulce (Gurupi); APAE – (Aliança e Gurupi); Asilo João XXXIII – (Porto Nacional); e Casa de Apoio São Luiz – Aparecida de Goiânia (entidade que acolhe pessoas em tratamento contra o câncer em Goiânia, onde mais de 60% são pacientes do Tocantins).

Apoio e parcerias

O leilão conta com apoio da Organização Jaime Câmara, Mitsubishi Motors, Marca Motors, Agência Public e RM Estruturas de Eventos. Entre os parceiros estão Maximu’s Participações S\A, Socil, Revista Nelore, Cooperfrigu, Uniggel Sementes, Morlan, Caltins, Cachaça Trinchete, Tintas Colorim, Agroquima, Nelore JES, Nelore 2L, Premix,CRV Lagoa, Araguaia Construtora, Nelore Brilhante, Ourofino Agronegócio, Semeagro, Nelore Euro, Belman Nutrição Animal, Grupo Décio, Integral Nutrição Animal e Nelore Cullinan.

Serviço - Para doar ou obter mais informações basta ligar (63)9984-1181 ou pelo e-mail: pecuariasolidaria2011@gmail.com

Foto - O leiloeiro Eduardo Gomes e as voluntárias de entidades beneficiadas na abertura do Leilão Pecuária Solidária de 2009
READ MORE - Doações do Leilão Pecuária Solidária ajudam entidades filantrópicas a melhorar atendimento no Tocantins

Associação Amigos do Bem abre programação para o dia da Árvore

No dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia da Árvore. A data foi escolhida, por ser próxima ao início da primavera a estação em que as flores aparecem em maior quantidade e momento para refletir sobre a conservação da natureza.

Devido aos cenários de mudanças e fenômenos climáticos, a árvore vem ganhando cada vez mais importância no contexto da preservação e equilíbrio ambiental, pois uma das formas mais eficientes de combater as mudanças climáticas é plantando árvores.

A Associação Amigos do Bem atento a preservação ambiental e a qualidade de vida da população palmense realizará no dia 24 Setembro (sábado) apartir das 17 horas no Parque Cesamar em comemoração ao Dia Nacional da Árvore, diversas atividades (aulas de Jump, atividades lúdicas para criança, caminhada e distribuição de mudas de árvores).
Ascom/Amigos do Bem
READ MORE - Associação Amigos do Bem abre programação para o dia da Árvore

ARAGOMINAS NA MOBILIZAÇÃO CONTRA O CALAZAR (Leishmaniose visceral) coleta de Sangue de animais para exames

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

         Foi realizada nessa quinta dia 15 de setembro coleta de Sangue de animais na cidade de Aragominas para exames afim de detectar possíveis evidencia de calazar (Leishmaniose visceral).
O trabalho em parceria entre Estado e Município através das secretarias de Saúde,  foi realizado durante todo o dia pelos profissionais do municípios agentes de Endemias  juntamente com agentes comunitários de saúde .
 ("o que se viu hoje será realizados ainda nos meses futuros e sempre com o mesmo empenho que se vê aqui hoje, pois esse e nosso trabalho zelar pelo bem estar da comunidade de Aragominas e região relata a Agente" Comunitária Ana)







READ MORE - ARAGOMINAS NA MOBILIZAÇÃO CONTRA O CALAZAR (Leishmaniose visceral) coleta de Sangue de animais para exames

Primeiro casamento gay do Tocantins é realizado em Dianópolis

Aconteceu nesta quinta-feira, 15, na cidade de Dianópolis à 350 km de Palmas, o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo do Tocantins.

Os noivos, que já viviam juntos há cinco anos, tiveram seu pedido de conversão de união estável em casamento civil aceito pelo juiz substituto da vara da familia em Dianópolis, seguindo a jurisprudencia que foi aberta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em maio deste ano, garantindo aos homossexuais a cidadania e o direito de ter sua família reconhecida e protegida pela justiça.

Para os noivos que já viviam juntos e sempre sonharam em partilhar dos mesmos sobrenomes, o casamento formalizou e tornou possível o desejo, afirma o noivo Henrique Martins.
READ MORE - Primeiro casamento gay do Tocantins é realizado em Dianópolis

Colinas será palco regional da discussão sobre politicas públicas para juventude

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Apresentar propostas e ideias, priorizando as políticas e projetos para a juventude. Este é o objetivo da 2ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude, que será realizada nesta sexta-feira, dia 16, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, em Colinas do Tocantins
 Colinas do Tocantins será sede da 2ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude, que será realizada nesta sexta-feira, dia 17, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião, a partir das 7h30. A Conferência tem como lema geral “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”. Durante a Conferência serão debatidos temas em três grandes eixos: I – Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; II – Plano Nacional de Juventude: prioridade 2011 – 2015; III – Articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude. Devem participar representantes dos municípios de Pau D’Arco, Nova Olinda, Tupiratins, Itapiratins, Itaporã, Presidente Kennedy, Bernardo Sayão, Brasilândia e Itacajá.
As propostas aprovadas na Conferência Regional serão apresentadas na Estadual, sendo aprovadas, serão apresentadas na Nacional, de forma a serem inseridas no Plano Nacional e no Estatuto da Juventude.
Os objetivos da Conferência são divulgar, debater e avaliar os parâmetros e as diretrizes da Política Nacional de Juventude; indicar prioridades de atuação do poder público na consecução da política nacional de juventude. Também serão apresentados subsídios para a estruturação do Sistema Nacional de Juventude; propor e fortalecer mecanismos de articulação e cooperação institucional entre os entes federativos e destes com a sociedade civil no âmbito das políticas públicas de juventude; além de mobilizar a sociedade e os meios de comunicação para a importância das políticas de juventude para o desenvolvimento do país.

Programação
7 às 7h45 – Credenciamento

Apresentação da Cia de Dança de Colinas

8 horas - Abertura Oficial

Apresentação Teatral O Bem-te-vi

Palestra com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade Social”

Debate

Palestra com o tema “Democracia, Protagonismo Juvenil e Participação”

Debate

Dinâmica com sorteio de brindes e divisão de grupos

Plenária de socialização dos grupos

12 às 13 horas - Almoço com apresentação da banda Plenitude

13 horas - Retorno das atividades com apresentação de uma peça teatral sobre drogas (O dominador)

Palestra com o tema “A família, Drogas, Sexualidade e Violência”

Debate

Testemunho sobre drogas

Palestra com o tema “Educação: O jovem e o acesso a universidade”
Debate

Dinâmica com sorteio de brindes e divisão de grupos

Plenária de socialização dos grupos

Apresentação de dança com o grupo Hip-Hop Supremacia

Palestra: Capacitação Profissional e Empregabilidade

Debate
Elaboração da carta de propostas de políticas públicas de juventude
Eleição dos delegados
18 horas - Encerramento
READ MORE - Colinas será palco regional da discussão sobre politicas públicas para juventude

Aragão chama Siqueira de malandro e o acusa de superfaturar obras

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Em pronunciamento feito na manhã desta terça-feira, 13, o deputado Sargento Aragão (PPS) fez duras críticas às últimas ações do governo do Tocantins, principalmente no que diz respeito aos decretos de emergência nas estradas e de calamidade na saúde pública do Estado. Mais uma vez, em tom áspero, o deputado acusou o governo de usar ilegalmente dos decretos constitucionais para superfaturar as contratações, sem licitação, das empresas para gerir a saúde e realizar as obras de infraestrutura nas estradas.

Usando como exemplo a atual situação do Estado de Santa Catarina, que recentemente tem sofrido com as chuvas e enchentes em diversas cidades, o deputado voltou a frisar a desnecessidade de se decretar emergência nas estradas, ou calamidade na saúde. “Vejam a situação de Santa Catarina. Só agora eles decretaram estado de emergência. Como é que aqui esse governador decretou. Ele decreta emergência e depois revoga. Isso mostra que o ato dele é ilegal”, destacou.

O deputado ainda comentou sobre o valor pago pelo governo do Estado para a Pro Saúde, empresa contratada sem licitação para gerir os hospitais do Tocantins. Ao todo, a gestão de Siqueira Campos pagou R$ 258 milhões à empresa. “Para onde vai esse dinheiro? Isso vai para os bolsos deles. Desse governador insano, corrupto e malandro!”, disse,

O deputado, assim como em outra proposta na última semana, sugeriu que o diretor da Pro Saúde seja convocado pelo parlamento para prestar esclarecimentos sobre os gastos e investimentos dos quase R$ 260 milhões. “Um ato, de uma pessoa de mais de 80 anos, nós até podemos tolerar. Mas toda semana acontece alguma coisa! Temos que chamar esse diretor dessa empresa para prestar esclarecimentos aqui”, completou.

Concurso
Durante sua fala, o deputado ainda comentou sobre a abertura de processo licitatório para que seja selecionada uma empresa para realizar o próximo concurso público do Quadro Geral. A decisão, segundo ele, partiu depois que foi acusada, pela bancada de oposição, a falta de capacidade da Unitins de aplicar as provas. “Depois que nós abrimos aqui que a Unitins não tinha capacidade para fazer o concurso, eles recuaram”, salientou.
READ MORE - Aragão chama Siqueira de malandro e o acusa de superfaturar obras

Governo revoga decreto de calamidade pública na saúde e justifica ação como perda de objeto

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O governo revogou o decreto que declarou estado de calamidade pública no setor hospitalar e nas unidades do serviço estadual de saúde do Tocantins. Como consta na publicação, diante da situação houve perda de objeto.


No diário Oficial desta segunda- feira , 12, foi publicado o Decreto Nº 4.390, do último dia 6, que revoga o Decreto 4.279, do 19 dia abril, que declarou estado de calamidade pública no setor hospitalar e nas unidades do serviço estadual de saúde do Tocantins.Segundo a publicação nenhuma ação do governo foi realizada com base na situação de calamidade o que evidencia a perda de objeto.

Como consta no Diário, o governo “considerou que como o Decreto do dia 19 teve por finalidade tornar pública a situação calamitosa constatada no setor hospitalar e nas unidades do serviço estadual de saúde do Tocantins e considerando que, na conformidade da Lei Estadual 2.472, de 7 de julho, foram celebrados vários contratos de gerenciamento entre o Poder Público e entidades de intuitos não lucrativos qualificadas como organização social e que nenhum ato administrativo se editou com supedâneo na mencionada norma declaratória do estado de calamidade, evidenciando-lhe a perda de objeto”.

O Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal já haviam aberto procedimentos para investigar a ação. No Estado, o decreto foi suspenso por decisão da juíza Vanessa Lorena Martins, que teve a liminar cassada pela desembargadora Jacqueline Adorno.
READ MORE - Governo revoga decreto de calamidade pública na saúde e justifica ação como perda de objeto

“Não adianta ter Câmara cheia se vereadores não forem qualificados”,diz Elenil da Penha

A discussão sobre o aumento no número de vereadores na Câmara Municipal de Araguaína volta à pauta nesta segunda-feira, 12. A mudança é permitida pela Emenda Constitucional nº 58 e a quantidade de vagas que devem ser deliberadas é uma decisão que cabe aos parlamentares que tem o prazo até o próximo dia 5 de outubro para definirem se permanecem ou não com o mesmo número de vereadores.

Em entrevista ao Portal O Norte nesta manhã, o vereador e presidente da Casa, Elenil da Penha (PMDB) argumenta sobre a sua posição de não apoiar o aumento de parlamentares na Câmara.

Elenil é contra a mudança e aponta o aumento como uma modificação desnecessária. Para o vereador essa cobrança deveria partir da população e não dos vereadores: “Temos muitas demandas sociais a serem discutidas para a melhoria da cidade, mas se essa alteração for feita sem o pedido da população é uma modificação desnecessária”.

Questionado sobre os custos e orçamentos mensais da Câmara Municipal, Elenil afirma que por mês a Câmara recebe em média um repasse da prefeitura no valor de R$ 428 mil reais, referente a 6% da arrecadação mensal do município e que um vereador em Araguaína ganha R$ 6.500,36.

Sem precisar o valor total dos custos mensais da Câmara, o presidente garante que o aumento de parlamentares na Casa não irá interferir no salário dos vereadores. Porém, destaca que em conseqüência dessa mudança, a qualidade na equipe que acompanha o parlamentar eleito, diminuirá tendo em vista que a verba de gabinete sofrerá queda em decorrência do possível aumento.

Outra preocupação apontada pelo presidente diz respeito ao espaço físico da Câmara: “Não temos espaço adequado para receber mais vereadores sem mexer na estrutura de gabinetes dos que já estão na Casa”.

Sobre o número ideal de vereadores, Elenil da Penha ressalta que “não adianta ter a Câmara cheia de vereadores se não forem qualificados para atender a necessidade dos araguainenses”.
READ MORE - “Não adianta ter Câmara cheia se vereadores não forem qualificados”,diz Elenil da Penha

Escolas públicas são maioria entre as que tiveram desempenho abaixo da média no Enem 2010

Responsáveis por 88% das matrículas do ensino médio do país, as escolas públicas são maioria entre as que ficaram com nota abaixo da média nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. Entre os estabelecimentos de ensino que tiveram desempenho inferior à média nacional na prova objetiva (511,21 pontos), 96% são públicos. Esse dado descarta os colégios que tiveram participação inferior a 2% ou com menos de 10 alunos inscritos e, por esse motivo, não recebem uma nota final.
No total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a distância entre os resultados é “intolerável” e precisa ser reduzida. Ele avalia, entretanto, que muitas vezes o baixo desempenho está relacionado não apenas às condições da escola, mas de seu entorno.
“Às vezes, as condições socioeconômicas das famílias explicam muito mais o resultado de uma escola do que o trabalho do professor e do diretor. E, muitas vezes, as escolas são sobrecarregadas com responsabilidades que não são 100% delas. É muito diferente uma escola de um bairro nobre de uma região metropolitana de classe média, cujo investimento por aluno é dez vezes o investimento por aluno da rede pública, de uma escola rural que atende a filhos de lavradores que não tiveram acesso à alfabetização”, pondera o ministro.
O Instituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais (Inep) divulga hoje (12) as notas de todas as 23,9 mil escolas que participaram do Enem em 2010. O órgão decidiu alterar o formato de divulgação do resultado por escola, que agora levará em conta o percentual de estudantes daquela unidade de ensino que participaram do exame. A mudança pretende reduzir distorções na divulgação dos resultados no caso de escolas em que a participação dos alunos é pequena.
Considerando apenas as escolas com alto índice de participação no Enem (mais de 75% dos alunos), apenas uma pública está entre as 20 melhores do país: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, levando em conta a média entre a prova objetiva e a redação.
Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação,  a ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e deriva da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.
“Esse quadro é um reflexo do próprio apartheid [regime de segregação racial na África do Sul], causado por uma educação que não é oferecida no mesmo patamar a todos desde a alfabetização. As avaliações mostram que essa desigualdade  [da qualidade do ensino oferecido por públicas e particulares] começa lá atrás e vai se acentuando ao longo do percurso escolar. O jovem da escola particular chega ao nível de formação e aprendizado esperados quando termina o ensino médio, mas o da escola pública chega com três ou quatro anos de déficit na aprendizagem. A luta é desigual”, avalia.
Os resultados de cada escola estarão disponíveis para consulta na manhã de hoje (12) no site do Inep.
READ MORE - Escolas públicas são maioria entre as que tiveram desempenho abaixo da média no Enem 2010

Tocantins tem 31 prefeitos que não prestaram contas ao TCE - não prestaram contas do primeiro quadrimestre Entre outros estao Aragominas e Carmolândia

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

As prefeituras e as câmaras municipais dos 139 municípios, além dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo e órgãos independentes do Estado terão até o próximo dia 16 para enviarem as informações sobre concursos, aposentadoria, pensões, admissão e movimentação de pessoal de suas respectivas instâncias ao Tribunal de Contas do Estados (TCE). Os dados são referentes ao segundo quadrimestre deste ano, ou seja, os meses de maio, junho, julho e agosto. O não envio dos dados geram, primeiramente, aplicação de multa pessoal aos gestores. Depois, o TCE ainda pode tomar outras medidas, como instaurar processo administrativo.
De acordo com a coordenadora de Atos de Pessoal do TCE, Aida Maria do Amaral, nos primeiros quatro meses deste ano, das 322 instâncias públicas que devem fornecer às informações ao TCE, 82 estão inadimplentes e, destas, 31 são prefeituras.

Já para a segunda remessa, a coordenadora disse que somente 20 instâncias da administração pública enviaram as informações. Destas, 10 são prefeituras. Contudo, 296 ainda devem prestar relatório ao TCE, até o dia 16 de setembro.

As informações podem ser enviadas pelo site do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no www.tce.to.gov.br., através do Sicap. Conforme Ainda, a instância pública que não enviar as informações dentro do prazo, poderá ter processo administrativo aberto, além de estar sujeita a outras penalidades cabíveis, previstas na Instrução Normativa n°12/2008. "O sistema está sempre disponível. As informações podem ser enviadas através de arquivo ou acessar o sistema e fazer manualmente", frisou.

Sistema
De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado, o Sicap foi implantado em maio de 2009. O sistema é uma ferramenta de controle acessível às entidades da administração direta e indireta dos poderes estadual e municipal. Nele é possível a visualização das informações enviadas através de relatórios disponibilizados com acesso através das assinaturas digitais e o acompanhamento das remessas por meio do site do TCE.

Municípios
Abaixo, a relação de municípios que ainda não prestaram contas do primeiro quadrimestre.
Aguiarnópolis
Almas
Aragominas
Araguatins
Augustinópolis
Buriti do Tocantins
Campos Lindos
Carmolândia
Carrasco Bonito
Caseara
Fortaleza do Tabocão
Goianorte
Lavandeira
Lizarda
Maurilândia
Monte Santo do Tocantins
Novo Acordo
Novo Jardim
Palmas
Palmeirante
Palmeiras do Tocantins
Pium
Ponte Alta Bom Jesus
Praia Norte
Rio dos Bois
Santa Tereza do Tocantins
São Bento do Tocantins
São Miguel do Tocantins
Sítio Novo do Tocantins
Tocantinópolis (Do Jornal do Tocantins)
READ MORE - Tocantins tem 31 prefeitos que não prestaram contas ao TCE - não prestaram contas do primeiro quadrimestre Entre outros estao Aragominas e Carmolândia

Siqueira apronta mais uma durante o feriado de 7 de setembro

Na solenidade de comemoração do Dia da Independência em Palmas, nessa quarta-feira, 7, mais uma vez o governador Siqueira Campos (PSDB) aprontou das suas, e deixou as autoridades municipais profundamente irritadas. Primeiro Siqueira cancelou, de última hora, o momento em que faria a revista às trocas em carro aberto.

O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), que faria a revista às tropas com Siqueira, se sentiu em saia justa e preferiu também cancelar sua participação. Há sete anos seguidos que esse momento do Desfile da Independência era realizado.

Mas a coisa não parou por aí. Como não seria mais realizada a revista às tropas, Raul, a primeira-dama da Capital, deputada estadual Solange Duailibe (PT), o presidente da Câmara, Ivory de Lira (PT), e outros vereadores ficaram próximos à área das autoridades aguardando o governador para que todos juntos subissem ao palanque oficial. Contudo, Siqueira chegou sem cumprimentar ninguém. Passou ao lado das autoridades sem olhar.

Para piorar a situação, o cerimonial só anunciou o governador, não citou o nome de mais ninguém, na hora que deveria convidar as autoridades ao palanque. Apesar disso, Raul, Solange, Ivory e outros vereadores subiram na área reservada às autoridades. Mas não cumprimentaram o governador. Cada grupo ficou de um lado. E, ao final da solenidade, Siqueira desceu por um lado e o grupo de Raul pelo outro, sem se cumprimentarem.

Tem mais. Quando todos estavam no palanque, só então o cerimonial começou a anunciar os demais presentes – prefeito, vereadores, deputados e secretários de Estado. Muito irritado, Siqueira reclamou disso e pediu para que o cerimonial não ficasse falando o nome das autoridades.

No final das contas, o grupo do prefeito Raul Filho saiu da solenidade extremamente insatisfeito com o que uma fonte chamou de “falta de delicadeza” do governador.

Essas situações constrangedoras têm se tornado praxe em solenidades do governo do Estado. A cada solenidade oficial do Estado um “mal entendido”. Na posse, teve o caso – diga-se: muito mal explicado – das duas faixas. Depois de o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) esperar por mais de duas horas, Siqueira chegou pegou outra faixa para não ter que receber a oficial de Gaguim.

No Dia de Tiradentes, em abril, mais um fato mal explicado: depois de o secretário estadual de Planejamento e Modernização da Gestão Pública (Seplam), Eduardo Siqueira Campos, anunciar pelo Twitter que todos os mais de 400 bombeiros seriam promovidos, apenas parte – pouco mais de 200 – foi beneficiada.

Nesta semana, segurança do governador foi acusado de agredir uma jornalista após solenidade de lançamento de programas sociais em Araguaína.

Ou seja, uma sequência de fatos que apenas confirma o que a oposição tem afirmado: o velho Siqueira voltou.

Sobre o incidente dessa quarta, vereadores da base do prefeito Raul prometem se pronunciar na próxima sessão da Câmara de Palmas. (Portal CT)
READ MORE - Siqueira apronta mais uma durante o feriado de 7 de setembro

7 DE SETEMBRO EM ARAGOMINAS – MAIS QUE UM MOMENTO CIVICO

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aconteceu nesta quarta-feira dia 7 de setembro às 18h na Av. Marinopolis Em Aragominas.


 Além de relembrar a independência do Brasil o desfile cívico das comemorações do Sete de Setembro em Aragominas, os professores, diretores, coordenadores, alunos e colaboradores levaram  para a Av. de Aragominas mais que um momento cívico, levaram com as temáticas abordadas pelas Escolas Municipais e o Colégio Estadual a preocupação em Resgatar as culturas do nosso pais e suas regiões, o respeito pelas autoridades,  a valorização pelas diversas profissões, o pensamento voltado para a preservação do meio ambiente, a representatividade das historias infantis e principalmente a valorização da educação, dinamismo e disciplina mostrados em cada um  dos vários pelotões que fizeram deste dia 7 de setembro de 2011 em Aragominas uma data em que teve a participação de toda a comunidade, autoridades local e circunvizinha uma data à ser comentada por dias.
Os mais de 1200 alunos que participaram do desfile, a Fanfara, os professores, diretores, coordenadores e colaboradores estão de parabéns pelo evento que com certeza agradou os visitantes e toda comunidade.

Fotos: Nilson Viana
READ MORE - 7 DE SETEMBRO EM ARAGOMINAS – MAIS QUE UM MOMENTO CIVICO

Governo publica cronograma do concurso do Quadro Geral, fala em licitação e marca provas para abril do ano que vem

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

No Diário Oficial desta terça-feira, 6, saiu a publicação da Portaria N° 1.062 que traz o cronograma que vai nortear as atividades da realização do concurso do Quadro Geral do Estado.

Como consta na publicação,do dia 12 de setembro a 12 de dezembro vai ocorrer o processo licitatório, de 13 de dezembro a 30 de dezembro vai ocorrer a elaboração e a publicação do edital. Já do dia 2 de janeiro a 11 de janeiro acontecem as inscrições, no dia 20 do mesmo mês ocorre a publicação provisória de inscrições indeferidas,do dia 24 ao dia 25 de janeiro ocorre o prazo de recurso para inscrições indeferidas, do dia 26 de janeiro ao dia 30 ocorre o julgamento de recursos e no dia 31 é a publicação final das inscrições indeferidas.

Em fevereiro, do dia 1° ao dia 29 acontece a organização e logística de aplicação de provas e nos meses de março, abril e maio acontecem a provas, divulgação de gabaritos, recursos, julgamento de recursos, resultado final e homologação.
READ MORE - Governo publica cronograma do concurso do Quadro Geral, fala em licitação e marca provas para abril do ano que vem

Siqueira lança Reluz em Araguaína, mas não comenta redução na tarifa de energia

O tatersal do Parque de Exposições de Araguaína recebeu a comitiva do governo do Estado e demais autoridades municipais para o lançamento oficial dos programas Reluz e Nossa Oportunidade, na tarde na última terça-feira, 6 de setembro. Entre os presentes estavam o prefeito Valuar Barros (DEM), o deputado estadual Raimundo Palito (PP), o secretário de Cidades e Urbanismo, Ronaldo Dimas, o secretário de Trabalho e Assistência Social, Agimiro Costa, e o secretário de Esportes e Juventude, Olintho Neto.

Sugestões à Prefeitura
Em seu discurso, o secretário Ronaldo Dimas anunciou as obras de duplicação da Avenida Filadélfia, no trecho da Feirinha, além da regulamentação da região. Para isso, serão gastos cerca de 15 milhões de reais. Mais 30 milhões também devem ser trazidos das emendas de bancada federal para pavimentação de ruas e canalização dos córregos da cidade.

Ronaldo também aproveitou a oportunidade para salientar a economia que o programa Reluz trará para o consumo de energia elétrica do sistema de iluminação pública. “Haverá economia de dinheiro para muita coisa que ainda deve ser feita em Araguaína”, afirmou o secretário. E voltando-se para Valuar Barros, Ronaldo sugeriu à prefeitura duas opções: uma redução na tarifa de iluminação pública cobrada nas contas de energia elétrica dos consumidores ou um investimento maior de recursos ainda no setor de iluminação.

Insatisfação
A mudança na iluminação pública já tem provocado a insatisfação da população araguainense. Recentemente, o Portal O Norte publicou reportagem em que moradores do Araguaína Sul, um dos setores mais populosos da cidade, reclamavam da baixa qualidade das lâmpadas que substituiram as anteriores. Na oportunidade, uma das moradoras ainda questionou se com a economia de energia que teria com a troca das lâmpadas, os consumidores seriam beneficiados com a queda na taxa de iluminação pública. (Veja a matéria na íntegra aqui)

Sem garantias
Questionado sobre a possibilidade de diminuição na taxa de iluminação, o secretário de Obras do Município, Walmir Ribeiro, não deu nenhuma garantia de que o valor da tarifa cobrada na conta de luz venha também diminuir para os consumidores. “Depois de instaladas as novas lâmpadas vamos discutir a possibilidade de diminuição dessa taxa. O Executivo vai se reunir com os vereadores e discutir com a Celtins sobre o caso, mas não posso garantir nada”, disse Walmir em entrevista à nossa reportagem, acrescentando ainda que “o programa Reluz vem para diminuir custos”. (Veja a matéria na íntegra aqui)
 
Agimiro Costa
Ainda no Parque de Exposições, o secretário de Trabalho e Assistência Social aproveitou seu discurso para acusar o governo passado de “saquear” quase 59 milhões de reais do programa Prodivino, dinheiro que, segundo Agimiro, poderia ter beneficiado mais de 50 mil trabalhadores com o empréstimo de mil reis pelo microcrédito do programa Nossa Oportunidade.

Ação do Governo
Durante a solenidade de assinatura da documentação dos programas Reluz e Nossa Oportunidade, Siqueira Campos convidou uma senhora para subir ao palco e também assinar, como representante do povo, toda a papelada dos projetos. Em outra atitude populista, o governador fez questão de adquirir, pelo valor de 60 reais, uma toalha trazida por uma bordadeira beneficiada pelo microcrédito do programa Nossa Oportunidade.

Nas várias oportunidades em que discursou para o público, Siqueira Campos ressaltou que não aceitará que o “dinheiro do Banco da Gente seja emprestado para político fazer campanha”.

O governador também anunciou a disponibilizaçãqo de créditos de R$ 3 mil reais para taxistas e mototaxistas quitarem as parcelas de seus veículos e especificamente para Araguaína, o governador afirmou que “os setores Maracanã e Itaipu vão ser pavimentados”.

E a tarifa?
Mesmo com a economia de energia elétrica protagonizando um dos temas principais da solenidade em Araguaína, Siqueira Campos não tocou no assunto da redução da tarifa de energia elétrica, uma de suas principais promessas de campanha. No início do mês de julho deste ano, a Celtins anunciou um reajuste de 7,67% na tarifa, colocando o Tocantins como o Estado com a energia mais cara do país.


Fonte: portal o norte
Ricardo Sottero
READ MORE - Siqueira lança Reluz em Araguaína, mas não comenta redução na tarifa de energia

Programa de Expansão e Modernização da Educação Profissional será desenvolvido em todo Estado

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O programa que será desenvolvido no modelo de tele aulas deve ter início nos próximo 40 dias

As secretarias do Estado da Educação, Ciência e Tecnologia e Juventude e Unitins se reuniram na manhã desta segunda-feira, 05 de setembro, para discutir a elaboração do projeto do Programa de Expansão e Modernização da Educação Profissional. Inicialmente, objetivo do programa é levar a educação profissional a 50 municípios do Estado.

O programa que será desenvolvido no modelo de tele aulas deve ter início nos próximo 40 dias, e é uma parceria dos quatro órgãos. Todas as aulas serão produzidas por professores da Seduc, e gravadas pela Unitins e Ciência e Tecnologia. As teleaulas vão acontecer em salas disponíveis das Escolas Estaduais, serão acompanhadas por pedagogos da rede estadual, e equipadas com equipamentos multimídias.

Além de atender as comunidades locais os cursos também serão destinados a formação e capacitação dos servidores do Estado. “Este projeto será uma oportunidade tanto para comunidade quanto para os servidores do Estado que estão no interior e tem mais dificuldade de se deslocar a Palmas. Cada município terá um curso desenvolvido de acordo com a demanda local”, destacou Marta Pacheco, Superintendente de Desenvolvimento da Educação da Seduc.

“A educação Profissional é a tônica do momento, e é o que o mercado de trabalho está exigindo, a formação profissional. Por isso a importância deste projeto, explicou a coordenadora de projetos da Unitins, professora Bethe Toledo.
READ MORE - Programa de Expansão e Modernização da Educação Profissional será desenvolvido em todo Estado

Aluno de Araguaína participa do programa Caldeirão do Huck no Rio de Janeiro

Com alunos representando a cantora Amy Winehouse, o poeta Castro Alves, escravos e indígenas, a turma do 2º ano da Escola Estadual Frederico Pedreira, em Palmas, apresentou o projeto ‘Manhã Literária’, com apresentações de trabalhos sobre a escola literária Romantismo.

Para apresentar o trabalho, os alunos transformaram a sala em ambientes que representaram as três gerações do Romantismo: a nacionalista ou indianista, marcada pela identidade nacional e pela exaltação da natureza; a 2ª geração teve a influência da poesia de Lord Byron e Musset, com características como pessimismo, desinlusão, tédio, egocentrismo e a 3ª geração chamada de ‘Condoreira’, que representa a liberdade para voos mais distantes.

Para o estudante Lucas Ribeiro de Oliveira, 16 anos, que representou Castro Alves, o mais importante é que os alunos fizeram uma ligação das ideias do Romantismo com a atualidade. “Vemos que a escravidão não acabou, os trabalhadores dos canaviais que recebem R$ 15,00 por dia, estão trabalhando em regime escravo, como também as donas de casa que trabalham por menos de uma salário mínimo, etc. Aprendi a ter um novo olhar para o mundo”.

Para falar da 2ª geração do Romantismo, os alunos prepararam um ambiente sombrio, escuro, com um aluno representando a morte sendo o recepcionista da viagem literária. Lá, os estudantes apresentaram as características da geração literária, as consequências da rebeldia e uma amostra dos artistas famosos que morreram com 27 anos, alguns, vítimas de overdose.

A professora Gisélia Nogueira Noleto Vasconcelos, que supervisionou os trabalhos contou que estava satisfeita com o resultado das apresentações e com a desenvoltura dos alunos. “Valeu a pena todo o esforço”.

A estudante Isabela Bernardes, 16 anos, explicou que todos os alunos participaram do trabalho, sendo líderes do grupo, sendo recepcionistas, guias literários e outros ficaram responsáveis pela divulgação e registro, outros pela explanação, outros pela ornamentação.

No final todos os alunos envolvidos no projeto, com as mãos sujas de tinta, assinaram numa bandeira, um compromisso pela valorização humana.
 
READ MORE - Aluno de Araguaína participa do programa Caldeirão do Huck no Rio de Janeiro

A pedido do MPE, Prefeito de Araguanã é afastado do cargo

sábado, 3 de setembro de 2011

Atendendo a pedidos liminares contidos em Ação Civil Pública proposta em agosto pelo Ministério Público Estadual, a juíza Adalgiza Viana Bezerra, da 1ª Vara Cível de Araguaína, decretou o afastamento de Noraldino Mateus Fonseca do cargo de prefeito de Araguanã, cidade a 459 Km de Palmas. O gestor também teve os bens bloqueados até R$ 434.767,08 (quatrocentos e trinta e quatro mil, setecentos e sessenta e sete reais e oito centavos), valor aproximado do prejuízo causado ao erário municipal.
Noraldino Fonseca é acusado pela 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína, que atua na Defesa do Patrimônio Público, de cometer atos de improbidade administrativa. Segundo apuração do Promotor Alzemiro de Freitas e auditoria do Tribunal de Contas do Estado, o Prefeito emitiu 23 cheques sem fundos no valor total de R$ 70.367,64 (setenta mil, trezentos e sessenta e sete reais e oitenta e quatro centavos) e gastou R$ 2.050,00 com eventos religiosos.
Além disso, dispensou indevidamente licitação para produtos de primeira necessidade e de uso cotidiano no valor de R$ 33.963,89 (trinta e três mil novecentos e sessenta e três reais e oitenta e nove centavos). A investigação também constatou irregularidades nos procedimentos de inexigibilidade de licitação. Sob o argumento de impossibilidade de competição, o Prefeito contratou diretamente várias empresas. A justificativa foi contestada, uma vez que a apuração dos fatos revelou que os bens e serviços adquiridos, ao custo de R$ 322.000,00, eram passíveis de procedimento licitatório.
O prefeito Noraldino é acusado ainda de contratar diretamente veículos destinados a transporte escolar (R$ 233.600,00), serviços de limpeza de ruas (35.160,00) e assessoria jurídica (R$ 15.470,00). Foram constatas irregularidades em procedimentos licitatórios, como a locação de veículos (R$ 5.542,00) sem a apresentação dos documentos do locatário e dos próprios carros. As desconformidades com as leis que regem a Administração Pública não param por aí.
O gestor de Araguanã ainda custeou despesas de outros órgãos públicos (R$ 5.660,00) sem assinatura de convênio, acordo ou termo de ajuste e deixou de arrecadar os tributos ISSQN (Imposto de Serviços de Qualquer Natureza) e IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). Noraldino também usou indevidamente os recursos oriundos do Fundeb - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.
Todos os atos de improbidade administrativa arrolados na Ação Civil Pública ajuizada pelo MPE foram cometidos no exercício financeiro de 2006. Por esses motivos e para não obstruir o curso da instrução processual, a 6ª Promotoria de Justiça de Araguaína pediu o afastamento do prefeito e a indisponibilidade dos bens do mesmo. Conforme a determinação judicial, expedida na última quarta-feira, 31, o vice-prefeito Edjânio Leite Magalhães deverá assumir o cargo de Noraldino.

(Ascom MPE)
READ MORE - A pedido do MPE, Prefeito de Araguanã é afastado do cargo

Mais de mil alunos de Aragominas vão participar do desfile da Semana da Pátria dia 7 de Setembro. Veja fotos dos Ensaios

quinta-feira, 1 de setembro de 2011


O dia 7 de Setembro 2011 em Aragominas será marcado pelo patriotismo, criatividades e dinamismo dos alunos da Rede pública e da rede estadual. Estarão participando do evento alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas as Escolas Municipais Cirilo Ribeiro da Silva e Geraldo da Cunha Ferreira.
Os alunos representaram as Bandeiras, Profissões, literatura infantil, Regiões Brasileiras, esportes,  folclore, meio ambiente, Marinha, Exercito, Policias Militar e Civil entre vários outros que juntamente com a Fanfarra exibiram um espetáculo que resgatará a tradição do desfile do dia 7 de setembro em aragominas a anos não realizados com certeza agradará a todos os munícipes e visitantes das cidades circo vizinhas. Parabéns aos idealizadores, organizadores, diretor e diretoras, professores alunos e colaboradores.


READ MORE - Mais de mil alunos de Aragominas vão participar do desfile da Semana da Pátria dia 7 de Setembro. Veja fotos dos Ensaios